Elon Musk alerta para economia difícil e diz que Tesla não está imune

Elon Musk alerta para economia difícil e diz que Tesla não está imune

Internacional

Na reunião anual de acionistas da Tesla, Musk disse que a Tesla anunciaria seus carros, algo que nunca havia feito antes.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, alertou que a fabricante de veículos elétricos não está imune ao ambiente econômico global, que, segundo ele, será difícil nos próximos 12 meses.

Na reunião anual de acionistas da empresa na terça-feira em Austin, Texas, Musk falou sobre a demanda por carros, ganhando mais dinheiro do que os concorrentes em uma economia lenta e disse que conduziria uma auditoria terceirizada em minas de cobalto que fornecem à Tesla um ingrediente-chave para fabricar baterias.

Em um sinal de tempos difíceis até mesmo para a Tesla, líder do mercado de carros elétricos, Musk disse que a empresa tentaria anunciar seus veículos, algo que nunca havia feito antes.

“A Tesla não está imune ao ambiente econômico global. Espero que as coisas fiquem apenas em um nível macroeconômico difícil pelo menos nos próximos 12 meses”, disse o bilionário, vestido casualmente com uma camiseta preta e calça.

Na reunião, os acionistas votaram para nomear o cofundador e ex-diretor de tecnologia da empresa, JB Straubel, para o conselho. A empresa de consultoria de procuração Glass Lewis pediu aos investidores que votassem contra a nomeação de Straubel, citando preocupações sobre sua independência.

Eles também rejeitaram uma proposta de publicação de um relatório que buscava estabelecer planos de sucessão para Musk.

Musk está sob pressão para abordar as preocupações dos investidores sobre a falta de um sucessor claro, diminuindo a demanda e atrasos de alguns novos modelos, bem como seu envolvimento na plataforma de mídia social Twitter, que comprou em outubro.

“Houve uma distração de curto prazo porque tive que fazer uma grande cirurgia de coração aberto no Twitter para garantir a sobrevivência da empresa”, disse Musk na terça-feira. Na semana passada, ele anunciou que a ex-chefe de publicidade da NBCUniversal, Linda Yaccarino, o sucederá como CEO do Twitter e que ele se concentrará em produtos e tecnologia na empresa.

Em abril, Musk havia dito que a Tesla priorizaria o crescimento das vendas antes do lucro, depois de ter falhado sua meta de margem devido a cortes agressivos de preços.

Musk enviou um e-mail à equipe na segunda-feira informando que a empresa não pode fazer novas contratações, a menos que ele as aprove pessoalmente, incluindo empreiteiros, e pediu aos executivos que “pensassem bem” antes de enviar solicitações de contratação.

Os acionistas da Tesla na terça-feira votaram rapidamente com as recomendações do conselho em quase todas as propostas. A reunião contou com a presença de acionistas que ganharam convites por meio de sorteio e também foi transmitida ao vivo.

As ações da Tesla fecharam inalteradas a US$ 166,52 na terça-feira e subiram 0,6 por cento nas negociações após o expediente. As ações caíram cerca de 60% em relação ao recorde de novembro de 2021, prejudicadas pela distração de Musk com o Twitter e pelas preocupações com a redução da demanda por carros elétricos.

Sucessão

Straubel, que é CEO da Redwood Materials, uma empresa de materiais e reciclagem de baterias, é considerado um potencial sucessor de Musk, de acordo com Gene Munster, sócio-gerente da Deepwater Asset Management.

Os acionistas também votaram para reeleger Musk e a presidente Robyn Denholm como membros do conselho.

A empresa de consultoria de procuração ISS recomendou um voto contra Denholm, citando preocupações sobre a falta de escrutínio sobre o uso de ações da Tesla como garantia para empréstimos de Musk e seu irmão, Kimbal.

Os investidores votaram contra a publicação de um relatório sobre “Risco de pessoa-chave”. A proposta buscava identificar pessoas-chave e estabelecer planos de sucessão.

Musk disse na reunião de acionistas do ano passado que permanecerá na montadora enquanto for útil. Em novembro, o diretor da Tesla, James Murdoch, testemunhou no tribunal que Musk havia identificado alguém como um sucessor em potencial.

Os membros do conselho da Tesla discutiram o CFO Zach Kirkhorn como um possível CEO, informou o Wall Street Journal na semana passada, citando uma pessoa familiarizada com o assunto.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa