documentário amor racismo lançamento

‘Amor e racismo’: documentário produzido em Amarante emociona o público na Casa Odilon Nunes

Amarante

O Museu das Letras de Amarante, Casa de Cultura Odilon Nunes, sediou nesse final de semana o lançamento do filme ‘Amor e Racismo sem Medida’, da cineasta Carolina de Cássia, que tem como protagonistas as professoras amarantinas Raimunda Costa e Mariquinha Costa.

A apresentação, conduzida pelo professor Marcelino Leal Barroso, aconteceu na sexta-feira (29) com bom público, a partir das 20h, no auditório do museu. A cineasta traz no documentário a narrativa de duas irmãs gêmeas, moradores do bairro Vila Nova, que foram as primeiras professoras negras na década de 60, na histórica cidade de Amarante.

‘Amor e Racismo sem Medida’ foi exibido também no campus da Universidade Federal Fluminense, no final de julho. Após sua apresentação em Amarante, o filme foi comentado pelo artista Valdemar Santos.

“Falar sobre racismo é sempre algo delicado porque nos referimos a vidas feridas. O documentário traz lindamente a história de duas mulheres de Amarante que viveram isso e que se dedicaram à educação. Quando assistimos o filme, compreendemos que esse amor sem limite, sem medida, é o amor da família que as protagonistas nos passaram brilhantemente”, disse ele.

Sivaldo Pinagé Vasconcelos, do Rio de Janeiro, assistiu o filme e, emocionado, fez uma avaliação positiva. “Eu decidi falar sobre o filme, movido pela emoção. Eu fiquei apaixonado pela história das duas irmãs, pelo amor da família”, disse ele.

O professor Marcelino Leal Barroso, falou ao público presente como tudo começou. “Fiquei surpreso com a vinda da cineasta, do Rio de Janeiro para Amarante. Depois de algum tempo, soube que ela estava produzindo um documentário, que tinha como protagonistas Mundinha e Mariquinha, duas professoras negras da década de 60, que enfrentaram o preconceito com altivez e dignidade.”

Em conversa com o Somos Notícia, as protagonistas falaram emocionadas sobre a produção. “Nós achamos muito bem trabalhado esse documentário, e também muito bonito. Ficamos muito felizes com o que foi desenvolvido, retratando muito bem as nossas vidas e nossas conquistas. O nosso muito obrigado à cineasta e a todos os envolvidos nessa produção.”

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa