Deslizamento de terra em Papua Nova Guiné

Mortos no deslizamento de terra em Papua Nova Guiné podem chegar a mais de 600, segundo agência da ONU

Internacional

Na madrugada de sexta-feira (24), um deslizamento de terra atingiu um vilarejo na província de Enga, Papua Nova Guiné, resultando centenas de mortes, podendo alcançar, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a mais de 670 mortes. A devastação ocorreu enquanto os moradores dormiam, soterrando, portanto, aproximadamente 150 casas, segundo informações da agência sob camadas espessas de lama e escombros.

No entanto, as operações de resgate, que enfrentam condições extremamente adversas, estão sendo realizadas com a ajuda de helicópteros devido ao bloqueio da principal rodovia que dá acesso à região. Até este domingo (26), as equipes de socorro resgataram apenas cinco corpos, com as vítimas estando a uma profundidade que varia de 6 a 8 metros, dificultando ainda mais os esforços de busca e resgate.

Serhan Aktoprak, chefe da OIM, relatou que houve revisão no número de mortos após novos cálculos, indicando que mais de 670 pessoas podem estar soterradas. “Eles estão estimando que mais de 670 pessoas estão soterradas neste momento,” afirmou Aktoprak à Associated Press.

O local da tragédia

O vilarejo afetado está localizado em uma área montanhosa de difícil acesso, cerca de 600 km da capital de Papua Nova Guiné. A região possui suas encostas íngremes, que, saturadas pelas intensas chuvas, cederam e provocaram o deslizamento. A rodovia bloqueada impede, assim, a chegada rápida de equipes de resgate terrestres, obrigando o uso de helicópteros para transportar socorristas e suprimentos.

Com informações do g1

Compartilhe este post
Macedo Carnesconsultoria natura avonSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário