O deputado estadual Fábio Novo (PT) destacou, em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí, nesta quinta-feira (6), o crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto Brasileiro em 2013.
O avanço do PIB supera, inclusive, as expectativas dos economistas, cuja projeção de crescimento girava era em torno de 1,9%. A indústria cresceu 1,3%; a agropecuária, 7%; e serviços, 2%.
Os dados sobre o PIB 2013 foram divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento totaliza R$ 4,84 trilhões de riquezas geradas.
Fábio Novo dá destaque à posição do Brasil em relação às grandes potências da economia. O país fica em terceiro lugar quanto ao crescimento do PIB, atrás apenas de China (7,7%) e Coréia do Sul (2,8%).
Novo compara, ainda, o avanço do Brasil em relação a economias desenvolvidas, como Estados Unidos e Reino Unido (1,9%), Japão (1,6%) e Alemanha (0,4%).
Para Fábio Novo, o crescimento do PIB brasileiro, mesmo em um ano ainda com resquícios de crise mundial, reflete a política de investimentos implementada pela presidente Dilma Rousseff.
“São números excepcionalmente importantes que temos de comemorar. O volume de investimentos aumentou consideravelmente, o que reflete no crescimento social”, pontua.
Novo pontua, ainda, sobre a política de distribuição de riquezas implantada no governo do presidente Lula, o que, na última década, elevou 40 milhões de brasileiros ao patamar de classe média.
O parlamentar, que esteve no início de janeiro em Portugal e Espanha, ressalta que o conceito do Brasil naqueles países melhorou nos últimos 10 anos, justamente pelo crescimento socioeconômico.
Enviado por Israell Rêgo
Compartilhe este post