STR de Amarante beneficia mais de cem pessoas com cursos de Artesanato

Amarante

Mais de cem pessoas já foram beneficiadas em cursos de ‘Artesanato em feltro’ realizados nas comunidades rurais de Amarante. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), firmada ainda em 2017.

Ao todo, oito comunidades já foram beneficiadas com o curso, dentre elas Rodrigo Mendes, Novo Estado e Vereda. As localidades Malhadinha e Elísio tiveram o encerramento do curso nessa quarta-feira (6).

“Nós fazemos o sorteio nas comunidades, pois há uma limitação de 15 vagas por curso”, afirmou a presidente do STR, Luíza Neta.

O curso, cujo material é doado pelo STR de Amarante, contempla os participantes com certificados ao final de 40 horas. “As meninas vêm com ansiedade para aprender e terem uma fonte de renda. Alunas de todas as idades, inclusive uma senhora de 78 anos e um homem da comunidade Canto participaram do curso na Malhadinha”, afirmou a instrutora do Senar, Sueli Freitas.

Segundo ela, há nas participantes um misto de resgate de cultura e desejo de melhoria na renda da família. “A parceria entre o STR e o Senar tem funcionado bastante, pois ela (Luíza Neta) tem buscado bastante cursos para as comunidades de Amarante. Um fator que me chamou muito a atenção é que as participantes querem o curso, tanto para resgatar a cultura como também para melhorar a fonte de renda. Elas têm a oportunidade de comercializar seus trabalhos nas feiras, em exposições e em eventos”, completou a instrutora.

Sueli Freitas, que tem percorrido as comunidades rurais de Amarante, é instrutora há mais de 15 anos em reaproveitamento da palha de milho, reciclagem, lembranças artesanais em fêutro e E.V.A..

O projeto, segundo a presidente Luíza Neta, deverá ser expandido também à cidade. “As jovens que estão aprendendo, a gente vai aproveitá-las para transmitir as habilidades às crianças de cada comunidade. Para isso, vamos preparar um cronograma às localidades onde elas (as voluntárias) vão entrar com a mão-de-obra e a gente do STR entra com o material”, finaliza Luíza Neta.

Fotos: STR

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

1 thought on “STR de Amarante beneficia mais de cem pessoas com cursos de Artesanato

Deixe um comentário