Criança que estava desaparecida é encontrada após PCCE acionar o Amber Alerts

Criança que estava desaparecida é encontrada após PCCE acionar o Amber Alerts

Polícia

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) encontrou, nessa quarta-feira (12), uma criança de oito anos, que estava desaparecida. Ela foi localizada após a Polícia Civil acionar o Amber Alerts. A criança estava em um Acolhimento, em Fortaleza, e foi reconhecida após ter a imagem disparada pelo Amber Alerts, em uma rede social.

Segundo informações policiais, a criança estava desaparecida desde o dia 03 de junho deste ano, quando foi vista pela última vez no bairro Prefeito José Walter – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) da Capital. Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade especializada da PCCE.

Logo que tomaram conhecimento do caso, a Polícia Civil realizou diligências no intuito de encontrar a criança. Para auxiliar na localização, o 12º DHPP, que esteve à frente das investigações, acionou o Amber Alerts, sistema de alertas urgentes da empresa Meta, que é ativado em casos de desaparecimento, rapto ou sequestro de crianças.

Após a imagem da criança ser disparada na plataforma de uma rede social, um profissional de um abrigo, local em que ela estava sendo cuidada, reconheceu a criança e procurou as autoridades policiais. A criança foi devolvida para a família em segurança.

Segundo caso com uso do Amber Alerts

Em fevereiro deste ano, a PCCE localizou um bebê de dois meses que havia sido sequestrado por uma mulher de 39 anos. O bebê havia desaparecido no Centro de Fortaleza (AIS 4) e foi localizado no bairro Sabiaguaba (AIS 7), após o acionamento do Amber Alerts. A suspeita de sequestrar o bebê foi presa em flagrante pelos crimes de sequestro e cárcere privado.

Amber Alerts

O sistema dispara publicações nas plataformas da Meta para anunciar a descrição da criança, além da descrição de qualquer indivíduo suspeito de envolvimento no desaparecimento da vítima. A ferramenta auxilia nas buscas pelas crianças desaparecidas.

Não precisa aguardar 24 horas

No último dia 5 de junho, a PCCE iniciou a instalação de cartazes em delegacias informando que “Não é necessário aguardar 24 horas para registrar um boletim de ocorrência de desaparecimento de uma pessoa”. A ação faz parte da Lei 18.800, sancionada pelo governador Elmano de Freitas, que garante que os BOs podem ser feitos em qualquer delegacia do Ceará, além do meio online, sem prazo mínimo para registrar o desaparecimento de pessoa. A medida tem como objetivo facilitar e aumentar as chances de localizar as pessoas desaparecidas.

O post Criança que estava desaparecida é encontrada após PCCE acionar o Amber Alerts apareceu primeiro em Polícia Civil.

Fonte: Polícia Civil do Ceará

Compartilhe este post
Canal da SorteMacedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário