Mulheres da Ocupação Esperança, em Osasco, São Paulo, encontraram na costura uma nova profissão após os 40 anos. Impulsionadas pela necessidade de se profissionalizar e melhorar suas realidades, essas mulheres se uniram em uma trajetória marcada pela organização coletiva e oportunidade de capacitação.
Mara Lopes, uma das costureiras da ocupação, relata surpresa com a transformação em sua vida, graças à oficina de costura criada em 2021, por iniciativa do Movimento Luta Popular. A oportunidade de aprender uma profissão inesperada e ter uma renda através dela trouxe mudanças significativas.
A organização coletiva foi fundamental na construção da oficina, que recebeu doações de máquinas e equipamentos do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal. Através do compartilhamento de conhecimentos entre as colegas, mulheres como Lucilene Amaral da Rocha puderam descobrir talentos ocultos e se destacar na costura.
![Paulo Pinto/Agência Brasil Osasco (SP) 17/07/2023 - Coletivo de mulheres da Ocupação Esperança, em Osasco, montaram uma oficina de costura e aprenderam o ofício a partir de uma iniciativa do Sesc, o coletivo também fez uma coleção de roupas e farão um desfile para melhorar a renda familiar.
Foto:Paulo Pinto/Agência Brasil](https://imagens.ebc.com.br/HrTD9Ff_GWjA-i2vRsGius4nH0E=/754x0/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/oficina_costura08_0.jpg?itok=2rPflvCa)
Além do impacto financeiro, a prática coletiva da costura se tornou um momento de convívio e aprendizado. Através de parcerias, como com o Serviço Social do Comércio (Sesc Osasco), as costureiras tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades e criar uma coleção de peças, inspiradas nas cores das frutas e utilizando tecidos de reuso.
Veja também no Somos Notícia:
Essa trajetória de superação culminou em um desfile de roupas, demonstrando o potencial transformador dessas mulheres. A capacitação em costura e a organização coletiva revelaram-se ferramentas poderosas para promover mudanças sociais e autonomia financeira, trazendo esperança e novas oportunidades para as vidas das costureiras da Ocupação Esperança.
Com informações de: Economia EBC
Compartilhe este post