Corpo de Bombeiros do Maranhão participa de intercâmbio internacional no Chile

Corpo de Bombeiros do Maranhão participa de intercâmbio internacional no Chile

Polícia

Por: SECOM

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) participou de intercâmbio técnico da Academia de Bombeiros do Cone Sul, realizado em Talagante, região metropolitana de Santiago, no Chile. O evento ocorreu de 21 a 23 deste mês, promovido pela Academia Nacional de Bombeiros do Chile.

Representando a corporação maranhense, major Jhonatan Coutinho destacou a importância dos intercâmbios para o aprimoramento do trabalho de rotina, pontuando a capacitação como fator indispensável para a melhor prestação do serviço à população.

“Foi muito significativo participarmos deste intercâmbio, levando as experiências do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Há um firme compromisso do nosso comandante geral, coronel Célio Roberto, em garantir formação ampliada aos militares da corporação, e neste caso, um aprimoramento para que sigam padrões internacionais de excelência, relacionados às atividades de busca, salvamento, prevenção e resposta a emergências e desastres”, ressaltou major Jhonatan Coutinho.

O foco do intercâmbio foi promover a interação entre as academias e programas de treinamento para bombeiros, dos cinco países que integram o Cone Sul: Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai. E também, atualizar e fortalecer modelos curriculares destes países e disseminar o modelo chileno de resposta a emergências.

A equipe chilena Urban Search e Rescue (Usar) é certificada pela International Search and Rescue Advisary Group (Insarag), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

A capacitação possibilitou socializar mecanismos de coordenação de resposta do Corpo de Bombeiros, compartilhar programas de formação e estágio, conhecer o Centro de Formação da Zona Central da Academia Nacional de Bombeiros, o Centro administrativo do Corpo de Bombeiros Nacional do Chile (onde fica o Museu do Bombeiro) e gabinetes do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Emergência e Desastre (Senapred).

Os participantes também tiveram acesso ao portfólio de treinamento do Programa Regional de Assistência a Desastre da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional/Bureau for Humanitarian Assistance (USAID/BHA).  A organização norte-americana integra o governo dos Estados Unidos, que atua na assistência humanitária e ajuda externa.



Fonte:SSP / Maranhão

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa