Coordenadora do Caodec representa MPPI durante a abertura do I Seminário do Programa de Alfabetização na Idade Certa

Piauí

Aconteceu, em Teresina, nesta quinta-feira (17), a abertura do I Seminário do Programa de Alfabetização na Idade Certa. A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes, representou o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) durante a solenidade de abertura do evento. O CAODEC é um órgão auxiliar do MPPI.

O I Seminário Estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) é organizado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI). A programação do evento conta com palestras e apresentações de boas práticas que foram realizadas pelos municípios nos últimos anos.

Estima-se que cerca de 1000 profissionais da educação( gerentes regionais, dirigentes municipais, coordenadores e formadores estaduais, regionais e municipais) participam do evento e trocam experiências exitosas que visam fortalecer o Regime de Colaboração e a pauta da alfabetização na Idade Certa.

O Regime de Colaboração é uma estratégia prevista pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Nela, União, estados e municípios se organizam para solucionar problemas comuns ou estimular e apoiar implementação de políticas.

Flávia Gomes também representou o Comitê Estratégico do PRO Alfabetização na Idade Certa, da Seduc. Em janeiro deste ano, a promotora de Justiça foi designada, por meio de portaria, como membro titular do Comitê.

“O MP acredita muito nesse projeto e anseia também por seus resultados porque ele vem, num cenário de pandemia, preencher várias lacunas. Não apenas de resultados numéricos, mas de vínculo com a escola, de recuperação de aprendizagem. Queremos estar juntos nesse processo para ajudar e apoiar a garantia desse direito de aprender, de ler o mundo”, disse Flávia Gomes, no início do evento.

Também compuseram a mesa de honra e fizeram exposições: o secretário estadual de Educação, Ellen Gera; a coordenadora do PPAIC, Gabriela Oliveira; a professora e doutora da Universidade Federal do Piauí, Antônia Edna Brito (homenageada do evento); o presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Paulo César Rodrigues e a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Ídala Moreira.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa