AMARANTE

Comércio

Consumo de energia sobe em residências e comércio, mas cai na indústria

Publicado em

Comércio

Consumo de energia

O consumo de energia registrou alta de 2% em outubro, comparado com igual mês do ano passado. A alta foi puxada pelo comércio, com 7,6%, e pelas residências, com 5,2%. A indústria, no mesmo período, apresentou retração de 4,9%. Os dados foram divulgados hoje (1º), na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, publicada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Um dos fatores apontados pela EPE para a alta no comércio e nas residências foram as altas temperaturas no período, que ficaram entre 5 graus Celsius (º C) e 10º C acima da máxima normal climatológica para o período na faixa que se estende entre o Paraná e o Mato Grosso. Outra explicação, segundo a EPE, é a expansão do consumo de energia como reflexo na área de vendas, movimentação dos aeroportos e turismo. Segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), apenas entre 29 de setembro e 23 de outubro, aumentou em 58 mil metros quadrados a área bruta locável em novos shoppings, o que equivale a 17% do total previsto para o ano.

Leia Também:  Experiência em Irrigação por gotejamento favorece cultura da macaxeira no sul do Piauí

Aumento do consumo de energia elétrica

Nas residências, a compra de novos equipamentos eletrodomésticos é um dos vetores de crescimento no consumo elétrico, que subiu de 163 kilowatts/hora por mês (kWh/mês), em outubro de 2013, para 166 kWh/mês em outubro deste ano.
Na contramão do crescimento dos dois setores, foi registrada retração na indústria, como resultado da baixa atividade no setor. Entre os segmentos que apresentaram maior recuo no consumo elétrico, estão metalurgia (-18,4%), químico (-9%) e fabricação de veículos, reboques e carroceria (-7,8%). Em comparação a setembro, porém, houve ligeiro avanço na indústria, de 0,8%.
via: Correio Braziliense.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Comércio

Em Amarante, você encontra um festão de ofertas no aniversário Paraíba

Publicados

em

festão de ofertas

As ofertas são válidas até o dia 07 de agosto

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Caixa lança sistema online para recolhimento de FGTS de domésticos
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA