São Francisco do Maranhão realiza conferência da Educação Municipal

São Francisco do Maranhão

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão reuniu nesta sexta-feira (16) assessores da atual administração, membros do Legislativo, servidores e a sociedade civil para a realização da I Conferência Municipal da Educação, evento que também contou com a participação do prefeito Adelbarto Santos.
A conferencista, que é representante da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Secuc-MA), Márcia Porto, assegura que um dos propósitos das discussões da conferência magna gira em torno da redefinição de metas e estratégias do município.
“O plano de fundo da Conferência é o plano municipal de Educação. A gestão e a sociedade vão discutir os rumos desse plano e os pontos em que o município avançou e que precisa avançar, redefinindo as metas e estratégias que forem necessárias. A discussão vai acontecer à luz do Plano Nacional, que prega a igualdade na Educação”, disse Márcia Porto.
Ela considera que o cenário de crise econômica e política impediu que as políticas públicas tivessem os avanços necessários ao longo dos anos em quase todo o Brasil. “O perfil de São Francisco do Maranhão é muito parecido com o de quase todo o Brasil, pois o cenário é de crise. A maioria das metas não teve grandes avanços porque as políticas de fomento estão ainda tímidas desde o impeachment da ex-presidente”
O coordenador do evento e secretário de Educação do município, Francemilton Pachêco defende a nucleação e ao mesmo tempo a construção de escolas na solução dos problemas relacionados às escolas multisseriadas.
“A nucleação é uma barreira difícil, mas já está no Plano Municipal de Educação e vai ser amplamente discutida por ser um referencial da melhoria da Educação de São Francisco do MA. As escolas multisseriadas resultam em grandes dificuldades para enfrentarmos, necessidade essa que vai ser resolvida com a construção de novas escolas. Acredito que se vestirmos a camisa, nós conseguiremos vencer. Nós vamos lutar juntos pela nossa Educação, e vamos ter muita oportunidade”, disse o secretário.
O presidente do conselho municipal de Educação, Luís Rômulo Siqueira, avaliou como importante a conferência para o início do ano letivo. “Iniciar um ano letivo com uma conferência é importante, pois vai nos permitir discutir temas que podem alcançar a Conferência Nacional. Esse debate é necessário e esse encontro é valioso. Se for preciso falar de transporte de alunos, das estruturas das nossas escolas e multisseriados, vamos falar! Mas vamos falar aqui, e não nos corredores das escolas”, disse ele.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Oseas Lopes de Sousa, “esta é a oportunidade que a população tem de dar a sua opinião dizendo onde deve melhorar e o que está faltando para que as estratégias e metas sejam alcançadas”.
O gestor regional de Educação, professor Regino, assegura que a partir do documento final da Conferência, a discussão que vai acontecer com outros municípios será importante para São Francisco do MA. “Este evento é de grande importância para discutirmos medidas para as dificuldades da Educação de São Francisco. O documento final será discutido dias 13 e 14 com Matões e Parnarama para então participarmos da conferência estadual em São Luís. Sabemos da crise, mas, pelos avanços que tivemos na Educação, o Maranhão serve de exemplo para outros estados. O governo Flávio Dino realizou concurso para professor, unificação de matrículas, ampliação da jornada de trabalho, eleição de gestores, a qualidade da merenda escolar, dentre outras ações”,
O prefeito assegurou que o município passa por momentos difíceis, o que, segundo ele, se faz necessária a participação da população na melhoria da Educação. “Essa parceria com a Regional de Educação é muito importante. Nós queremos chegar a esse patamar do governo do Estado para olharmos para trás e vermos os resultados obtidos. Essa conferência é muito importante, até porque acredito que existe uma responsabilidade muito grande sobre um professor. É importante a gente debater isso porque o município passa por um momento muito difícil, pois temos uma precária estrutura de escolas. São questões que precisamos debater. Se não sentarmos para discutir as dificuldades numa conferência como esta, a educação vai ficar numa situação insustentável”, considerou o gestor.
O evento aconteceu durante todo o dia no Centro de Convivência com a discussão de oito eixos temáticos.

Conferência magna da Educação municipal, em São Francisco do Maranhão

Fotos: Denison Duarte























Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário