Conferência de Assistência Social

São Francisco do MA debate o fortalecimento do SUAS durante a 7ª Conferência Municipal; veja

São Francisco do Maranhão

São Francisco do Maranhão teve hoje o seu segundo dia de Conferências Municipais. Nesta sexta-feira (11) foi a vez da 7ª Conferência de Assistência Social, que trouxe o firme objetivo de fortalecer as ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Na manhã dessa quinta-feira, houve a Conferência Municipal de Saúde.
O prefeito Adelbarto Santos, abriu oficialmente a Conferência às 9h50; em seguida, uma palestra com o tema ‘Garantia de Direito no Fortalecimento do SUAS’, foi apresentada pela assessora técnica da Assistência Social, Juliana Salazar, que explanou sobre a importância da conferência e da adoção de políticas públicas no município.
“O direito adquirido precisa ser garantido por todas as esferas de governo, fortalecendo esses momentos de discussão. Esta conferência é uma oportunidade para que as pessoas conheçam os seus direitos, esse é um ponto de partida de grande valia, que ganha força com o fortalecimento das políticas públicas. A importância dessas discussões precisa chegar não só à população, mas ao poder público em todas as esferas”, disse a palestrante.
A 7ª Conferência de Assistência Social, realizada no Iate Clube, apresentou quatro eixos para discussão, como também os grupos de trabalho. Ao final, foi feita a explanação dos relatórios das oficinas e a deliberação de propostas para o relatório final, como também a eleição de delegados para a Conferência Estadual, ainda sem data definida.
As oficinas foram realizadas debatendo no primeiro eixo a proteção social e o princípio da equidade; no segundo eixo, gestão democrática e controle social; já no terceiro, as discussões giraram em torno de seguranças socioassistenciais, serviços, benefícios e transferência de renda; e no quarto e último eixo, gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
“Nós não precisamos de conformidade, mas de unidade. Esta conferência é uma necessidade do povo se juntar aos seus governantes para pensarem no que trata a Assistência Social objetivando modificar o que não está bom”, disse a pastora Tânia Sobreira, convidada da conferência.
A Secretária Helaine Wiselle convida a população para avaliar e participar das ações que serão elencadas com a conferência.
“Hoje é um dia muito importante, pois vamos analisar, avaliar e discutir a política de Assistência Social, que se faz tão importante para o nosso município. Eu gostaria de pedir a todos que participem ao máximo da conferência e do conjunto de ações que serão desenvolvidas em nosso município. Temos hoje um espaço democrático e de suma importância para execução e aperfeiçoamento de políticas públicas que, sem dúvida, ganharão força com a participação popular”, afirmou a secretária em entrevista ao Somos Notícia.
O pedido da secretária foi ratificado pelo prefeito Adelbarto Santos. Segundo ele, é preciso que a população participe das ações importantes em nível social, dando sugestões.
“Quando falamos em conferência, falamos em debater problemas do município e em buscarmos junto à população as necessidades para que possamos encontrar as soluções. Quando temos um problema no município, geralmente é fácil reclamar, mas quando precisamos debater juntos uma solução, nem sempre querem. Hoje estamos propondo que o povo possa nos dar sugestões. Especificamente hoje, queremos tratar da Assistência Social” disse ele.
O gestor prima pela assistência devida em todas as áreas do seu governo, segundo ele, é uma questão de dever moral. “Nós não admitimos que alguém chegue em busca de atendimento e não tenha a assistência devida. Mesmo que não resolvamos o problema, nós temos o dever moral de tratar bem a pessoa e buscarmos a solução”
Adelbarto Santos mencionou exemplos de ações sociais que vêm transformando socialmente a vida dos jovens franciscoenses como o balé e a capoeira. “Estamos tentando formar uma sociedade melhor e mais educada. Para isso é necessário que todos estejam envolvidos para que possamos construir um São Francisco mais justo”, finaliza.
Participaram do evento, assessores da atual administração, vereadores, pastores e a sociedade civil.

7ª Conferência de Assistência Social | Fotos: Denison Duarte






























Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário