Como a criação de Israel arruinou minha vida |  Fechar-se

Como a criação de Israel arruinou minha vida | Fechar-se

Internacional

“Quando Israel ocupou a Palestina em 1948, nossos ancestrais foram forçados ao exílio e acabaram em campos de refugiados”, diz Ghassan el-Shouly, que foi criado no campo de Rashidieh, o segundo campo de refugiados palestinos mais populoso do Líbano. “Não temos permissão para voltar ao nosso país e, como refugiados no Líbano, não temos direitos.”

Em 15 de maio, os palestinos comemoraram os 75 anos da Nakba, ou “catástrofe”, que forçou seu deslocamento em massa e desapropriação de terras que se tornaram Israel em 1948. Todos os anos, Ghassan e sua família marcham de Rashidieh em direção à fronteira de sua terra natal com sonhos de um dia retornar ao lugar que lhes foi tirado.

“Foram 75 anos como refugiados em campos no sul do Líbano”, diz Ghassan. Ele aponta que a vida no campo parece uma opressão constante. “Os palestinos são barrados da maioria dos empregos no Líbano… cerca de 90 empregos, incluindo medicina, direito e jornalismo”, diz ele, acrescentando, “e estamos sempre sob a ameaça de sermos bombardeados”.

Com a Faixa de Gaza bombardeada novamente pelas forças israelenses recentemente, a comemoração deste ano da Nakba apresentou maiores preocupações de segurança do que o normal para os palestinos nos campos do Líbano, deixando Ghassan e sua família incapazes de comparecer à marcha anual em direção à fronteira israelense-libanesa. Mas, apesar das adversidades, sua determinação os inspira a adaptar sua tradição às circunstâncias. “Vamos organizar uma marcha dentro do acampamento”, diz ele.

Neste episódio Close Up, observe como Ghassan e sua família quebram a tradição, mesmo quando se recusam a desistir de seus sonhos de liberdade.

CRÉDITOS:

PRODUTOR EXECUTIVO: Tierney Bonini

DIRETORA/PRODUTORA: Mariam Shahin

PRODUTORA: Antônia Perello

PRODUTORA LOCAL: Angie Mrad

EDITORA: Zeina Abol Hosn

EDITORES ADICIONAIS: Antonia Perello, Catherine Hallinan

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: George Azar

DRONE: Dave Enders


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa