3:11 pm - terça-feira novembro 24, 5305

Projetos do Pronatec em Amarante representam a esperança de jovens no mercado de trabalho

Edição e postagem: Denison Duarte, em 04-06-2016 20:26 | Última modificação: 06-06-2016 10:54
Hospital de Olhos

Considerado um passo importante na vida de estudantes do Ensino Médio em todo o país, o Pronatec em Amarante assume também um papel transformador a dezenas de jovens que buscam um espaço no mercado de trabalho.

Um exemplo está na execução de projetos técnicos criados pelos professores dos cursos de Administração e Informática aos 74 alunos do Polivalente do Ensino Médio.

De acordo com a coordenação local, as aulas tem frequência de 100% dos alunos, que ainda recebem uma bolsa no valor de R$ 120,00 ao final do mês como custeio de alimentação e transporte.

“Eu estou super feliz e os professores também. O que nós esperamos que as pessoas do município ajudem a esses jovens como futuros profissionais”, disse Maria Inês de Sousa Filha, da coordenação local.

Dentre os projetos do curso de Administração, um grupo de seis alunos decidiu criar uma empresa, intitulada ‘Sucos Time’, especializada em produção de ‘sucos da hora’ para Amarante e Região.

Os idealizadores são Tailane de Sousa, James Lima, Luiza Gabriele, Eduarda Morais, Marcos Mizael e Raíssa Caroline.

Eles aceitaram o desafio e já se articulam como futuros microempreendedores com a elaboração do plano de negócios já iniciado como parte das atividades do curso.

“A gente está amando esse projeto por ser uma experiência nova. A empresa é uma esperança. O que é interessante é que já estamos visando um curso superior de Administração. De acordo com o nosso plenejamento e com o apoio dos professores do curso, a gente pensa em sair do mundo fictício e tornar a empresa real com abertura de filiais”, disseram eles.

A professora Lucileide Aquino, do curso de Administração, considera positivo o aprendizado com os alunos. Dentre os fatores que ela acha importantes no alunado estão o interesse, a assiduidade e a desenvoltura na realização das atividades.

“Estar com esses alunos é uma experiência maravilhosa que vou levar para o resto da vida. Nessa fase de aprendizagem constante, o que me chamou a atenção foi o companheirismo deles”

O professor Anderson Moreira Silva, do curso de Informática, assegura que os alunos estão gostando da combinação da teoria com a prática. “Eles têm bastante interesse e não estão encontrando dificuldades, principalmente nas aulas práticas”

Ainda na fase inicial do curso, os alunos já viram Lógica de programação, Introdução à computação básica e Manutenção de computadores. “Eles vão terminar o curso como profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, conclui Anderson Moreira.

Um projeto tecnológico está sendo desenvolvido e terá a sua apresentação na Câmara de Amarante no próximo dia 15, quarta-feira.

Os alunos vão desenvolver na prática o que estão aprendendo no curso. Juntos, irão realizar manutenção de computadores com problema de funcionamento.

Cada módulo do curso tem duração de 4 meses, sendo 1 ano e seis meses para todo o curso.

O corpo de professores de ambos os cursos possui a seguinte composição:

Administração: Lucileide Aquino, Marcos Maciel, Claudilene, Pedro Antonio e Juliano
Informática: Mateus, Anderson Moreira, Naíze e Socorrinha Almeida.

Edição, fotos e postagem: Denison Duarte

wp-1465220997806.jpeg

Pronatec em Amarante
pronatec em Amarante DSCF2109

pronatec em Amarante DSCF2108

pronatec em Amarante DSCF2107

pronatec em Amarante DSCF2106

pronatec em Amarante DSCF2105

pronatec em Amarante DSCF2104

pronatec em Amarante DSCF2103

pronatec em Amarante DSCF2102

pronatec em Amarante DSCF2101

pronatec em Amarante DSCF2100

pronatec em Amarante DSCF2099

pronatec em Amarante DSCF2098

pronatec em Amarante DSCF2097

pronatec em Amarante DSCF2096

pronatec em Amarante DSCF2095

pronatec em Amarante DSCF2094

pronatec em Amarante DSCF2093

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE