3:11 pm - quinta-feira novembro 24, 5904

Amarante: Diego Teixeira e Fábio Abreu assinam termo de implantação do ‘Projeto Mirim Cidadão’

Edição e postagem: Denison Duarte, em 03-06-2017 19:10 | Última modificação: 05-06-2017 15:41
Amarante: Diego Teixeira e Fábio Abreu assinam termo de implantação do ‘Projeto Mirim Cidadão’

Foto: Denison Duarte

Hospital de Olhos

Uma parceria entre a Prefeitura de Amarante, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a Secretaria de Estado da Segurança do Piauí resultou na implantação do Projeto Mirim Cidadão em Amarante beneficiando inicialmente 100 crianças do município.

A implantação é também contemplada com a parceria entre as demais secretarias municipais numa corrente de prevenção primária. No município, o projeto passa a se chamar Núcleo Mirim Amarante.

Em ato solene realizado na sede do núcleo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o prefeito Diego Teixeira e o secretário de Estado da Segurança do Piauí, Fábio Abreu, assinaram neste sábado (3), o Termo de Cooperação Técnica do Projeto Sócio Educativo Preventivo Mirim Cidadão.

A assinatura do termo de cooperação teve a finalidade de celebrar entre a Secretaria de Estado da Segurança e a Prefeitura do município uma parceria de cunho preventivo, educativo e também social em Amarante.

Voltado ao suprimento de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social, o projeto visa também aos alunos o aprendizado sobre cidadania, convivência familiar e comunitária, o que, segundo Fábio Abreu, deverá impactar positivamente no desempenho escolar de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos.

Em todo o estado, o projeto assiste 8 mil crianças e adolescentes em situação de déficit social com a finalidade de auxiliar na formação humanística cidadã e intelectiva.

O projeto, segundo informações da assessoria do governo, está sendo implantado em mais sete municípios piauienses, o que vai resultar no benefício a mais de 3 mil crianças e adolescentes em todo o estado com foco na formação de cidadãos autônomos críticos e conscientes de maneira a livrá-los de toda a forma de crueldade, opressão, violência e criminalidade.

A esposa do vice-prefeito Mateus Vilarinho, Carmelita Vilarinho, afirmou durante o ato solene que está feliz em ver o desenvolvimento social chegar ao município.

“É uma honra estar vendo o cumprimento de parte das promessas de campanha de Diego e Mateus Vilarinho. Quero parabenizar ao prefeito e aos secretários por esta conquista”, disse ela ao justificar que, por problemas de saúde, o vice-prefeito não compareceu ao evento.

A secretária de Assistência Social, Ana Tércia Carvalho, assegurou que “o sucesso da parceria é resultado da cumplicidade entre a administração e o povo. Caso contrário, a administração não estaria realizando essas ações”.

Em entrevista ao SOMOS NOTÍCIA, o prefeito Diego Teixeira disse que a implantação do Núcleo Mirim Amarante representa, principalmente, motivo de orgulho em razão da qualidade de vida social que está sendo implantada em Amarante.

“A gente fica feliz porque estamos sendo reconhecidos. Nós vimos o projeto em outras cidades. A gente (Diego Teixeira e a policial Aracélia Freitas) foi à Secretaria, e Fábio Abreu nos atendeu prontamente. Para nós da administração é motivo de orgulho. A nossa caminhada é rumo ao progresso! A gente quer ver os amarantinos bem. O Projeto Mirim Cidadão vai beneficiar inicialmente cem alunos em Amarante, mas queremos nos projetar para 300. Fazer política é, principalmente, pensar no social, pois estamos trabalhando para o nosso futuro. É também uma forma de darmos uma qualidade melhor de vida às nossa crianças”, afirmou o gestor.

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, disse ao SOMOS NOTÍCIA que os números do projeto apontam para resultados positivos em todo o estado do Piauí.

“Temos oito mil crianças ingressadas no projeto, é o que a gente reputa da maior importância, principalmente. Queremos aumentar esse número porque nós observamos o quanto faz diferença na vida da família e das crianças e adolescentes”, disse ele.

Em relação às metas, Fábio Abreu afirmou que os retornos do Projeto Mirim Cidadão “se dão a longo prazo, começando na vida de crianças e adolescentes, entre os 7 e 17 anos”.

“Estamos plantando uma semente para que ela seja colhida muito mais longe. A importância é que o projeto sendo lançado agora, nós temos essa colaboração em prol da sociedade. Nós esperamos que as outras entidades tenham também a condição de realizar projetos sociais com foco no alcance dessas metas”, encerra.

Para o ato solene, compuseram a mesa os secretários Ronaldo Brandão (Cultura), Ana Tércia Carvalho (Assistência Social), Josineide Amorim (Administração), Professor Adriano (Finanças), Clístenes Moura (Educação) Lidiane Macêdo (Esporte), a esposa do vice-prefeito, Carmelita Vilarinho, a policial Aracélia Freitas, o comandante do grupamento da PM de Amarante, Nepomuceno, o prefeito Diego Teixeira e o secretário do Estado de Segurança, Fábio Abreu. O delegado de Amarante, Otony Nogueira Neto, também participou do ato solene de implantação do projeto.

As inscrições para os alunos que integrarão o Núcleo Mirim Amarante vão acontecer na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir do dia 12 de junho, pela manhã e à tarde. Os interessados deverão apresentar no ato da inscrição duas fotos 3×4, a certidão de nascimento ou RG e cópia da declaração de matrículas.

Projeto Mirim Cidadão, em Amarante | Fotos: Denison Duarte

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE