3:11 pm - terça-feira novembro 24, 9835

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde realiza eventos em Amarante sobre prevenção ao câncer de mama

Edição e postagem: Denison Duarte, em 24-10-2017 20:07 | Última modificação: 26-10-2017 14:51
Outubro Rosa: Secretaria de Saúde realiza eventos em Amarante sobre prevenção ao câncer de mama

Foto: Denison Duarte

Hospital de Olhos

OUTUBRO ROSA EM AMARANTE – A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizando a população das zonas rural e urbana para uma série de atividades em apoio à campanha Outubro Rosa, que acontece pela primeira vez no município.

Na manhã desta terça-feira (24) mulheres de todas as idades, principalmente de 50 a 69 anos, participaram intensamente do evento realizado pela Secretaria de Saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) Auta Rosa, na entrada da cidade.

De forma semelhante aos demais eventos sobre o tema já realizados na zona rural, os profissionais de saúde enfatizaram os conceitos e a importância da campanha para a prevenção do câncer de mama. As equipes já realizaram eventos nas comunidades Periperi, Malhadinha, Novo Estado e Auta Rosa.

Segundo o médico Dr. Henrique Lira, que também participa das atividades, mais de 50 mil pessoas morrem anualmente com a doença no Brasil, dados que apontam que Amarante, segundo a Secretaria de Saúde, ‘está bem’. “Amarante está bem, pois os casos que foram notificados a maioria foi tratada. Nós temos poucos casos no município, mas que estão em tratamento e estão dando certo”, disse a coordenadora municipal da Atenção Básica, Fátima Noleto.

Durante as atividades desenvolvidas no município, profissionais estão realizando palestras, sorteio de camisas entre mulheres da faixa etária e dinâmicas temáticas com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) com orientações sobre a conscientização da importância de medidas preventivas no combate ao câncer de mama.

A campanha, executada por meio de uma ação direta da Secretaria Municipal de Saúde, tem recebido o apoio da secretária Antonia Carvalho, pois trata-se da primeira mobilização de mulheres sobre o tema com foco na prevenção ao câncer de mama em todo o município.

“Essas mulheres (de 50 a 69 anos) passam a ter prioridade na solicitação da mamografia, no decorrer dos atendimentos normais na cidade e também no interior. Esse exame está sendo ofertado gratuitamente pelo SUS, e de forma fácil. Conseguir fazê-lo já foi mais difícil, hoje nós temos uma abertura maior em relação a marcação dos exames”, disse a coordenadora ao informar que a prioridade a elas fará parte da rotina da Secretaria, mesmo depois da campanha.

Para a secretária Antonia Carvalho, o momento é de ‘dar as mãos’ e de continuar com a missão de prevenir o câncer de mama. “Nós estamos aqui para lutar juntos e darmos as mãos uns aos outros para nos informar e combater a doença, até porque é uma campanha que diz respeito à informação. Se a mulher é bem informada e prática as informações recebidas será possível evitar um grande índice de câncer de mama em nosso município. O pontapé inicial que está sendo realizado com a campanha vai ter continuidade na rotina de atendimentos em Amarante. Nós não iremos parar por aqui. Este foi um momento que representou um marco inicial nesta luta para continuarmos os trabalhos em prol da saúde da mulher”, encerrou.

O Outubro Rosa em Amarante, que está sendo desenvolvido em todo o município é resultado de uma ação conjunta que, de acordo com a coordenadora Fátima Noleto, “conta com a participação os integrantes de todas as Equipes de Saúde da Família”.

A Prefeitura de Amarante realiza nesta quarta-feira (25) uma caminhada sobre o tema Outubro Rosa. A população vai percorrer, a partir das 17h, ruas e avenidas da cidade com destino ao Ginásio Poliesportivo Municipal. Cartazes, Faixas estarão com mensagens alusivas ao tema.

OUTUBRO ROSA EM AMARANTE

UBS Mimbó

Auta Rosa (Fotos: Denison Duarte)

UBS DA MALHADINHA

UBS do Periperi

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE