Menu...

12 de dezembro de 2017

Em formatura de Administração e Informática, Pronatec anuncia novos cursos para Amarante


Hospital de Olhos

NOVOS CURSOS – No Jóquei Clube de Amarante, 38 alunos receberam certificados dos cursos técnicos em Administração e Informática por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O momento solene aconteceu na noite deste sábado, a partir das 21h.

O objetivo, segundo a coordenadora do programa no Piauí – Adriana Moura, é a fomentar a qualificação técnica voltada à elevação da escolaridade para inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Em entrevista ao SOMOS NOTÍCIA, ela disse que o Piauí está completando a formação de mais de 3 mil jovens.

“Desde o final de julho o Pronatec tem formado mais de 3 mil alunos. A perspectiva é que a gente não pare aqui, pois a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, e o governador Wellington Dias têm se empenhado para que sejamos referência. Vários estados têm nos procurado para saber como realizamos essa prática do programa”, disse ela.

Adriana Moura assegurou que novos cursos foram destinados aos jovens de Amarante. “Amarante vai receber novos cursos técnicos, um de aquicultura e outro de cuidador de idosos. Daqui a 18 meses estaremos formando novos alunos em Amarante”.

Para o coordenador do Pronatec no Médio Parnaíba, Francisco de Assis Gomes Soares, o sentimento é de felicidade em razão do sucesso do programa em Amarante e nos municípios vizinhos.

“O sentimento é de felicidade e realização. A gente que está à frente do programa no Médio Parnaíba tem se dedicado cada vez mais em busca de momentos como este. Estivemos recentemente em uma linda formatura em Angical. Hoje estamos em Amarante, cada festa mais linda que a outra”, disse ele.

Essa mesma emoção foi traduzida pelo aluno de Administração, João Carlos, como um “sentimento inexplicável”.

“Estar recebendo o certificado do curso nesse grande evento, na verdade, é um sentimento inexplicável. Administração é uma área bem ampla, e com essa preparação é possível, sim, ingressarmos no mercado de trabalho”, disse ele.

A aluna do curso técnico de Administração, Carla Eduarda Morais Feitosa dos Santos, acrescentou ainda dizendo que “não consegue explicar a grandeza da emoção. É mais que um grande sonho, é determinação!”, exclamou a aluna ao dizer que valeu a pena o percurso de 18 meses. “O meu curso técnico me trouxe conhecimentos e hoje me vejo habilitada para novas oportunidades de trabalho.”

Para o superintendente institucional da Secretaria de Estado da Educação, José Barros, a formação técnica é a confirmação de que os alunos estão prontos para o mercado de trabalho.

“Esse evento é importante. Estamos formando mais de 3 mil profissionais em todo o estado, a exemplo do que estamos realizando em Amarante. Essa formação tem um valor significativo, pois com ela é mais fácil conseguir um trabalho. O governador não tem medido esforços no sentido de ampliar o número de vagas em nosso estado”, considerou ao assegurar que até o final de 2017, o Piauí vai estar com 20 mil novos profissionais preparados para o Mercado de Trabalho.

O professor do curso de Administração, Marcos Maciel, em seu discurso, referiu-se com emoção à nomeação para o cargo, como também ao trajeto de 18 meses do preparo que resultou na culminância do evento deste sábado.

“Faltam-me palavras para expressar a grande alegria que me invade. Acompanhei os esforços dos alunos para esta conquista e testemunhei a dedicação de cada um. Quando fui indicado a ser professor, fiquei emocionado e lisonjeado também pelo carinho demonstrado por todos ao longo do curso”, afirmou.

A responsável pelo apoio pedagógico do Pronatec em Amarante, Maria Inês de Sousa Filha, assegura que está feliz com o sucesso alcançado.

“Foram dois cursos muito bem-vindos aos jovens de Amarante. Essa grande festa é também uma forma de incentivo não só aos alunos, mas também às famílias que estão muito felizes. Quero agradecer ao prefeito de Amarante Diego Teixeira, que nos ajudou bastante, à deputada Janaína Marques, à secretária Rejane Dias e também à coordenadora Adriana Moura. Só nos resta agora abraçarmos os novos cursos”

Segundo ela, o Pronatec em Amarante já está com 120 matrículas feitas, “o que representa que o município tem demanda para todos os cursos que vierem”.

Pronatec vai oferecer novos cursos para Amarante | Fotos: Denison Duarte

Radar Financeira

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE