Menu...

Última Notícia

15 de dezembro de 2017

II Circuito Cultura Viva encerra e faz de Amarante palco de grandes talentos no Piauí; vídeos e fotos!


Hospital de Olhos

ENCERRAMENTO DO CULTURA VIVA – Os supervisores do II Circuito Cultura Viva deixaram Amarante neste domingo “com a certeza do dever cumprido”. Durante cinco dias, o “município se tornou a capital da cultura do Piauí”, conforme disse o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, na abertura realizada no último dia 15, quarta-feira.

Concluídas as aulas das oito oficinas, contemplando mais de 650 jovens de Amarante, foi dado por encerrado no município o Cultura Viva, projeto do Ministério da Cultura, executado pela Secretaria de Estado da Cultura com o apoio da Prefeitura de Amarante por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Esse foi um dos nossos maiores circuitos, tanto em inscrições como em participação. Os alunos se dedicaram totalmente às oficinas. A gente via o comprometimento de cada um e o quanto isso estava afetando positivamente a vida deles. Encerramos com a certeza do dever cumprido”, disse a supervisora do projeto no Piauí, Gracivalda Albano.

“O que a gente espera é que essa semente que foi lançada em Amarante seja cuidada com carinho, tanto pelos gestores quanto pelos professores e pelo ponto de cultura”, completou.

Segundo o supervisor Roberto Saboia, uma proposta do projeto era dar uma chacoalhada cultural nos jovens. “Esse projeto Cultura Viva é muito interessante. Eu sou técnico em iluminação, graças a projetos como este. Sou também um incentivador de que se leve essas oficinas até às comunidades, até as cidades. A proposta das oficinas é essa: que se dê uma chacoalhada na cidade, pois aqui tem muita coisa interessante para se ver. Em Amarante, nós alcançamos o objetivo do projeto. Os alunos estavam super empolgados e muito atentos.”

O secretário municipal de Cultura, Ronaldo Brandão, externou sua satisfação com o governo do Estado pela execução do projeto e com a prefeitura de Amarante pelo apoio incondicional.

“É com muita alegria que a gente participa desse processo de transformação cultural de Amarante. Temos uma equipe organizada e muito esforçada, sem ela e sem o nosso ponto de cultura do bairro Escalvado esse suporte ao projeto não seria possível. O que mais me emocionou foi o depoimento de jovens adolescentes quando disseram que nenhuma droga iria tirá-los dessas oficinas porque representa o início de uma profissão. Essa nossa política pública é muito importante, pois é voltada para a nossa juventude. Não posso deixar de agradecer ao nosso prefeito Diego Teixeira, sempre solícito, pelo apoio incondicional e ao secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, por possibilitar a descoberta de talentos por meio desse projeto maravilhoso em nossa cidade”, disse ele.

O gestor Diego Teixeira ratifica o que disse Ronaldo Brandão sobre a importância da execução e manutenção de políticas públicas para os jovens de Amarante.

“Não há como negar que a ociosidade é prejudicial. Nossos jovens tem mentes brilhantes e muito talento, isso está provado. As políticas públicas que visem assegurar a formação ética, moral e cultural dos nossos adolescentes sempre serão o principal foco da nossa administração. São ações transformadoras que nós vamos prezar, tanto pelo social quanto pela cultural”, falou Diego.

O ponto de cultura do Instituto Punaré, em Teresina, realizou durante a finalização do Cultura Viva, uma apresentação intitulada ‘Intervenção Urbana’. Segundo a presidente do Instituto, Soraya Portela, o objetivo “é provocar um corte do cotidiano para uma reflexão acerca da vida humana jogada fora, dentro de um saco de lixo. É um signo que traz um significado que vem de um cotidiano. Objetivamos também uma reflexão sobre um corpo nesse lugar de lixo. Frisamos também o que podemos fazer como um corpo que não tem valor.”

Ao som da banda Nova Euterpe, o encerramento do evento aconteceu com um cortejo, que contou com a participação de moradores, assessores municipais, vereadores e dos integrantes das oficinas realizadas em Amarante. Ao final das apresentações no palco na avenida desembargador Amaral, o público ficou com atrações musicais com as bandas Flor do Sertão e Garota estilosa.

Vídeos | Encerramento do Cultura Viva, em Amarante

Fotos (Denison Duarte) | Encerramento do Cultura Viva, em Amarante

Ponto de Cultura do Instituto Punaré no encerramento do Cultura Viva, em Amarante


Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE