3:11 pm - segunda-feira novembro 24, 5084

Secretaria de Agricultura de Amarante vai até o agricultor e comprova sucesso da aração de terras

Edição e postagem: Denison Duarte, em 14-03-2017 10:15 | Última modificação: 03-04-2017 13:02
Secretaria de Agricultura de Amarante vai até o agricultor e comprova sucesso da aração de terras

Foto: Denison Duarte

Hospital de Olhos

ARAÇÃO DE TERRAS EM AMARANTE – A Prefeitura Municipal de Amarante, através da Secretaria de Agricultura, realizou nesta segunda-feira (13) uma visita a agricultores beneficiados com aração de terras em comunidades da zona rural do município.

Com o secretário José Messias Leal estavam o motorista José Augusto e o engenheiro agrônomo da Secretaria, Ozanan Campos. Os agricultores que receberam a equipe técnica são das comunidades Canto, Mimbó, Gaivotas e Macambira.

O objetivo inicial, segundo José Messias, foi a constatação da qualidade dos serviços que estão sendo oferecidos e o nível de satisfação do homem do campo.

O agricultor José Calixto, de 79 anos, residente na comunidade Canto, falou ao Somos Notícia sobre as facilidades na obtenção do trator para a aração de suas terras.

“Para mim, essa aração gratuita foi boa demais. Eu tenho cinco hectares arados com trator cedido pela prefeitura. O trator foi tão fácil conseguir que eu nem precisei falar com o secretário. Ele(o trator) estava arando outras roças próximas daqui, e conversei apenas com o tratorista e ele fez todo o serviço sem nenhuma dificuldade e nenhum custo. Eu iria gastar muito se não fosse essa aração da prefeitura”, disse ele.

O Sr. Raimundo de Sousa Neto, conhecido como Seu Di, reside na comunidade Prata, tem plantio de milho em quatro tarefas na comunidade Gaivotas. Ele ratificou que não houve dificuldades na aração de terras.

“Eu consegui o arado com o Zé Messias. Os tratores estavam com problema no início do governo, mas a Secretaria de Agricultura ajeitou e mandou a máquina vir arar minhas terras”, pontuou.

José de Sousa Neto, conhecido como Zé Prata, tem um plantio na comunidade Macambira. Ele assegura que a ação deixou satisfeitos a todos os agricultores da região.

“Agradeço a Deus, ao prefeito e ao secretário pela ajuda na aração de terras. Deu tudo certo. Nessa região está todo mundo satisfeito. Não me cobraram nada pela aração de terras. Achei muito bom também porque eles fizeram a aração para todos, sem distinção”, afirmou.

Para o engenheiro agrônomo, Ozanan Campos, a ação resulta num conjunto de benefícios no aspecto econômico para o município.

“A aração de terras é apenas o primeiro passo para a mudança na vida do trabalhador do nosso município. O acesso à aração pode transformar a vida do homem do campo. Ele precisa saber, por meio de um acompanhamento técnico, como atuar e o que pode fazer para dar um salto de qualidade e produtividade. O nosso prefeito acredita que a agricultura, assim como os demais setores, seja um ponto de transformação do nosso lugar. Esse troca de conhecimento e de experiência é fundamental para que a realidade deles(agricultores) possa ser modificada através do acompanhamento técnico. Essa ação traz, sem dúvida, benefícios no aspecto econômico”, disse em entrevista.

O secretário José Messias, ao  falar do sucesso da aração de terras, assegura que outro acompanhamento que o agricultor vai ter da prefeitura é o escoamento da produção.

“Essas pessoas do campo que são desprovidas de recursos. O cidadão depende do transporte para levar a colheita até a sua residência. Nós vamos recuperar as carretas porque recebemos todas quebradas no início do governo. Até o mês de abril estaremos com todas elas operando para atender ao agricultor”, disse ele.

“A satisfação do agricultor é o eixo do nosso compromisso para o próximo ano. O prefeito Diego não quer que o município viva no atraso em produção agrícola. Temos hoje três bacias hidrográficas, e não é para comprarmos melancias e legumes de outros lugares. Nós precisamos incrementar o conjunto de ações com aração, criação de um banco de sementes, além de mostrarmos ao agricultor que é importante produzir. O prefeito Diego Teixeira está sensível a essa necessidade”, completa.

Durante as visitas o secretário afirmou que a motivação dos agricultores foi o que mais lhe chamou a atenção. “O que me chamou a atenção foi a força de vontade dos agricultores. Todos estão motivados. A aração foi iniciada atrasada em razão das condições que encontramos as máquinas e por causa da licitação de combustíveis, mas foi tudo resolvido”, encerra.

O sucesso da aração de terras é a satisfação do homem do campo (Fotos: Denison Duarte | Vídeo: Ozanan Campos)

COMUNIDADE CANTO

COMUNIDADE MIMBÓ

COMUNIDADE GAIVOTAS

COMUNIDADE MACAMBIRA

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE