CERTIFIC realiza provas teórica e prática com trabalhadores

Piauí


Com o objetivo de reconhecer o trabalhador através das experiências adquiridas ao longo de sua trajetória profissional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está realizando o Programa Certific Piauí. Nesta sexta-feira (18) foi realizada nova etapa do programa, que consistiu em uma prova teórica e aula prática para avaliar o nível de conhecimento dos inscritos.

As etapas do programa são distribuídas em entrevistas individuais, prova teórica e prova prática, além da etapa final de solenidade de certificação, prevista para acontecer até abril.

A coordenadora estadual do Certific-PI, Heline Santos, afirma que na segunda edição do programa serão ofertadas 200 vagas, contemplando as áreas de Hotelaria, bares e restaurantes, com a certificação em Garçom/Garçonete; e Mecânica, com certificação em Mecânico de Motocicletas.

“Hoje, expressiva parcela de trabalhadores no Brasil atua na informalidade ou em áreas que não exigem comprovação de níveis de escolaridade. O Programa Certific vem oportunizar àquele trabalhador ou trabalhadora que não passou por processos formais de educação profissional a chance de conseguir seu tão almejado certificado profissional e, dessa forma, estar apto a adentrar no mercado de trabalho ou ainda almejar novas colocações profissionais”, enfatiza a coordenadora.

Franklin Batista, do Sintshogastro (Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Gastronomia e Similares do Piauí) e instrutor do Certific, revela que é gratificante aplicar essa etapa do programa e perceber o bom desempenho dos trabalhadores.

“Os trabalhadores se adaptaram rapidamente à teoria da prova e tiveram um bom resultado. O conteúdo é a própria prática do dia a dia e agora eles vão receber um certificado válido tanto no Piauí quanto nacionalmente”, observa o instrutor.

Maria Elizabeth de Sousa, pedagoga e qualificadora profissional SEBRAE, também participou da etapa de avaliação dos saberes. Ela ratifica o objetivo do Certific na questão de possibilitar o trabalhador o reconhecimento dos seus saberes e possibilitá-lo novos conhecimentos.

“Esse projeto não é reprovativo, nós vamos através de uma prova e de outras ações certificar esse profissional dentro do seu ambiente de trabalho. Através dessa prova objetiva fazemos perguntas do cotidiano do trabalhador e posteriormente nós fazemos a aula prática. Através dessa aula prática vamos orientá-lo a aprimorar mais ainda a função que exerce, podendo, se desejar, realizar até cursos profissionalizantes na sequência”, finaliza a pedagoga.

Fonte: Governo PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa