Celulares do interior de SP ganham o nono dígito

Tecnologia
Desde este domingo (25) os telefones celulares do interior de São Paulo (DDDs 12 a 19) têm o dígito 9 acrescido ao início dos números. Definida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para atender à demanda crescente pelo serviço, o procedimento vale também para o envio de mensagens de texto (SMS).

A medida de inclusão do nono dígito não se aplica a serviços móveis especializados de rádio iniciados com os dígitos 77 e 78. Para evitar transtorno aos usuários, as chamadas feitas com oito dígitos serão completadas normalmente até o dia 3 de setembro. A partir desta data, uma mensagem orientará sobre a mudança.

Segundo a Anatel, a capacidade do sistema com oito dígitos permite 37 milhões de acessos ao serviço móvel para cada DDD. Com o acréscimo do nono dígito, a capacidade passará para 90 milhões. A capital paulista e algumas localidades próximas que usam o DDD 11 adotaram o nono dígito em julho do ano passado.

No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a mudança ocorrerá no dia 27 de outubro. A previsão é que os celulares de todo país estejam padronizados com nove dígitos até o final de 2016, com a entrada dos estados das regiões Sul e Centro-Oeste, além do Acre, Rondônia e Tocantins. Os demais estados da Região Norte terão o nono dígito acrescido até o final de 2014; e os do Nordeste, além de Minas Gerais, até o final de 2015.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), todo o custo da mudança será arcado pelas prestadoras, não implicando em qualquer cobrança para os clientes.

Compartilhe este post
Macedo Carnes consultoria natura avon Sabores da Terra Citopatologista Dra Josilene Ari Clinica Afonsinho Amarante Finsol Comercial Sousa Neto clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Alternância de Banners Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa

Deixe um comentário