Ceaf/MPPI realiza o lançamento do ano pedagógico

Piauí

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Ceaf, realizou nesta segunda-feira, 16 de janeiro, a abertura do ano pedagógico do órgão de capacitação do Ministério Público do Piauí – MPPI. O evento ocorreu de forma virtual e transmitido pelo canal oficial do MP do Piauí no youtube.

O Ceaf/MPPI tem entre outras finalidades promover o aperfeiçoamento profissional e cultural de membros e servidores da instituição. Para isso realiza cursos, seminários, congressos, simpósios, pesquisas, estudos e publicações.

As falas de abertura do evento foram realizadas pelo Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, e pelo Diretor-Geral do Ceaf/MPPI, Fernando Ferro.

“O Centro de Estudos é um órgão de fundamental importância para o aperfeiçoamento funcional dos membros e servidores e o aprimoramento da execução ou prestação dos serviços do Ministério Público. As ações realizadas pelo Ceaf/MPPI têm um cunho educativo, formacional e cultural, de maneira autônoma ou em cooperação com instituições parceiras, fomentando o debate acerca de temas de relevante interesse institucional, para a comunidade jurídica e a sociedade em geral”, disse o Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura.

A programação do evento foi composta por duas palestras, ministradas pelo Promotor de Justiça Márcio Rosa, do Ministério Público de Roraima, e Sinobilino Pinheiro, do Ministério Público do Piauí.

“Iniciamos mais um ano pedagógico no Ceaf. Queremos reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento de atividades de capacitação, que contribuam com o aperfeiçoamento dos integrantes do Ministério Público. Queremos avançar mais e estamos à disposição de todos que desejam colaborar com o nosso órgão”, disse o Procurador de Justiça Fernando Ferro.

Márcio Rosa, na exposição que fez, abordou o tema “Povos Indígenas e seus meios próprios de resolução de conflitos”. Doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Márcio Rosa falou sobre a pesquisa que fez em relação aos povos originários e os aspectos relativos à solução dos conflitos vivenciados nas comunidades.

O Promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro proferiu palestra com o tema: “A batalha do Extra: 10 dicas práticas para dominar a atividade extrajudicial do Ministério Público”. Sinobilino Pinheiro é titular da 2ª Promotoria de Justiça de Valença do Piauí. Foi Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais – CAOCRIM, e membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO. Atuou como Coordenador do Centro de Apoio de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), do MPPI.

Ao final das palestras, os promotores participaram de um momento de perguntas e respostas com os participantes. A mediação foi realizada pela servidora do Ceaf/MPPI Nina Leal.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa