carreta de prevenção à hanseníase são francisco do Maranhão

Carreta de combate e prevenção à hanseníase atende pacientes em São Francisco do Maranhão

São Francisco do Maranhão

CARRETA DE PREVENÇÃO À HANSENÍASE – A carreta de combate e prevenção à hanseníase esteve nesta sexta-feira (14) em São Francisco do Maranhão, uma iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde do município com o apoio dos profissionais da Força Estadual de Saúde.
O objetivo segundo a prefeitura é possibilitar o diagnóstico da doença através da concessão gratuita de consultas e exames à população franciscoense.
Antes do atendimento, a psicóloga Aurea Sulyanne, esclareceu dúvidas aos pacientes sobre formas de contágio,  prevenção e controle da doença.
Um médico e dois enfermeiros completaram os procedimentos de saúde realizando análises de manchas na pele e sintomas relacionados à hanseníase.
“Nós temos aqui um médico e dois enfermeiros. Eles vão fazer as investigações avaliando e fazendo testes e, se precisar fazer exames fora, a gente vai requisitar fazer ou não o diagnóstico”, disse a enfermeira Jennyane Laíse Lima Castro.
Ela diz ainda que o trabalho feito pelos profissionais visa “diagnosticar para evitar que a hanseníase se espalhe. Dando início ao tratamento a pessoa não vai transmitir mais a doença.”
“Essa iniciativa em benefício da população é muito boa, tanto por parte do prefeito quanto da Secretaria de Saúde”, disse o médico da equipe, Dr. Henrique Lira.
Segundo a moradora Luzia Ramos, de 74 anos, residente na zona urbana da cidade, é a primeira vez que São Francisco do Maranhão recebe a carreta de combate à hanseníase.
“Eu estou satisfeita, pois achei que é importante a vinda dessa carreta. Em nosso município é a primeira vez que isso acontece”, disse a idosa.
A dona de casa, Laura Juliana, de 28 anos, desconfiou de manchas na pele da filha Ana Sofia, de 2 anos. Ela mora na comunidade Barra do Saco e falou ao SOMOS NOTÍCIA sobre a importância da carreta em São Francisco do Maranhão.
“É muito importante essa carreta em nossa cidade. Eu trouxe minha filha por ver nela essa necessidade que já dura 1 ano. Se não fosse a carreta, teria que ir buscar outra forma de atendimento”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Raimundo Neto, acredita que a carreta tem também o objetivo de facilitar a vida dos franciscoenses quanto aos riscos de contágio da doença. “É uma forma de tranquilizar nossa população nos aspectos relacionados à doença. Quem apresenta sinais da hanseníase, a carreta vai apontar os cuidados que o paciente deve ter e nós também. Essa é uma causa que abraçamos para impedir que os casos se tornem preocupantes. Por outro lado, às vezes representa apenas uma suspeita, mas o paciente não tem nenhum sinal da doença. A carreta veio esclarecer tudo isso de forma preventiva e combativa”
Satisfeito com os serviços oferecidos, o Sr. Genésio da Silva, de 76 anos deu as boas-vindas à carreta. “Eu vim para ser atendido. Que essa carreta seja bem-vinda à nossa cidade!”
O prefeito Adelbarto Santos fala com entusiasmo sobre a satisfação dos pacientes. “Esse é um serviço gratuito à nossa população. Fazemos com todo o zelo necessário porque as pessoas do nosso lugar vêm de muito atraso, não só em saúde, mas em educação, agricultura, saneamento básico e muito mais. Nós temos que tratar a necessidade do nosso povo como o que mais sublime para nós.”

Carreta de prevenção à hanseníase | Fotos: Denison Duarte







Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário