Capacitação: professores da rede estadual assinam termo para afastamento remunerado

Piauí

“Felizmente estou neste momento assinando o termo de compromisso para cursar o doutorado”, disse o professor Jairo Rufino Marques, 38 anos, que foi um dos 66 docentes contemplados com afastamento remunerado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para cursar uma pós-graduação. Além de se capacitarem, os profissionais farão parte do desenvolvimento social e educacional no Estado.

A valorização profissional vai além da melhoria salarial nos últimos anos. Desde 2005 já foram 558 profissionais contemplados para cursar mestrado ou doutorado. No ano de 2021, mais de 3 mil professores foram promovidos por mudança de classe e nível. De acordo com a presidente da comissão de afastamento da Unidade Técnica do Chão da Escola (UETEC), Santina Barbosa, somente neste ano foram 66 professores selecionados, sendo 49 para mestrado e 17 para doutorado.

“O mestrado, doutorado ou pós-doutorado são um aprofundamento educacional. Nós, professores, temos um olhar especial pelo labor diário da tarefa de ensinar, que é ter um olhar diferenciado das outras profissões e aquela ideia de estar se municiando de ferramentas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, que é o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz à tona com a mudança do currículo”, disse Carlos Alberto, Superintendente de Educação Básica da Seduc, aos professores.

Josélia Batista Santos, 51 anos, coordenadora de Inglês do Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José, disse que já tem mais de 22 anos de experiência como profissional da educação e viu a oportunidade de capacitar como uma forma de se atualizar. “Essa oportunidade de passar no mestrado par Letras na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), onde eu me graduei, é um passo importante para mim para ampliar meus horizontes e conhecimentos e poder contribuir mais para educação pública do Estado, pois estou sempre a frente da melhoria do ensino de inglês no Piauí”, disse a professora.

Com o afastamento o docente ganha o direito, por tempo determinado em edital, de cursar o mestrado ou doutorado sem suspensão do seu salário. Todo o processo é balizado por edital e uma equipe da UETEC, que recebe semestralmente os relatórios de cada profissional para acompanhamento do processo. Uma feira de conhecimento para exposição dos estudos estão sendo preparada para este ano com o objetivo de socialização dos conhecimentos com toda a rede, garantido assim o intercâmbio de conhecimentos.

Fonte: Seduc
Fonte: link

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa