Canadá não ignorou inteligência de interferência eleitoral: relatório

Canadá não ignorou inteligência de interferência eleitoral: relatório

Internacional

Um relatório de um relator especial foi recebido com raiva pelos conservadores canadenses que estão pressionando por um inquérito público.

O governo do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau não ignorou as evidências de intromissão chinesa, disse um relator especial na terça-feira, depois de investigar relatos da mídia com base em informações vazadas que diziam que Pequim procurava influenciar as eleições e a política.

Trudeau saudou o relatório, mas os partidos da oposição continuaram pressionando por um inquérito público.

Em março, o governo nomeou David Johnston, ex-governador-geral do Canadá, como relator especial para investigar a cobertura da mídia sobre relatórios de inteligência que alegavam vários casos de intromissão chinesa. Johnston também foi encarregado de aconselhar sobre a realização de um inquérito público oficial.

“Não encontrei instâncias do governo ignorando conscientemente informações, conselhos ou recomendações sobre interferência estrangeira, ou tomando decisões com base em considerações partidárias ao lidar com essas questões”, disse Johnston em um relatório de 55 páginas.

A China negou repetidamente qualquer interferência. A embaixada de Pequim em Ottawa negou novamente a interferência na terça-feira e um porta-voz disse que os vazamentos faziam parte de uma campanha “para difamar a China”.

Johnston teve acesso a memorandos confidenciais e conduziu entrevistas com o primeiro-ministro, bem como com outros membros do gabinete e altos funcionários da inteligência. Ele descobriu que muitos dos vazamentos foram baseados em “inteligência limitada e parcial” ou mesmo em informações falsas.

“No entanto, existem deficiências de governança significativas na forma como a inteligência é comunicada pelas agências de segurança aos vários departamentos do governo”, acrescentou.

O primeiro-ministro está sob pressão dos partidos da oposição no parlamento para abrir um inquérito público sobre a interferência estrangeira nas eleições. Mas quando Johnston recomendou contra um no relatório de terça-feira, Trudeau disse que seguiria seu conselho.

Um inquérito público “prolongaria, mas não melhoraria, o processo”, disse o relatório. Explicou que a maior parte do inquérito seria necessariamente secreta devido à natureza sigilosa da informação.

Johnston pediu aos líderes da oposição que obtivessem autorização para ler as partes secretas de seu relatório, mas se o fizessem, seriam obrigados por lei a não falar sobre esses detalhes em público.

“Não serei silenciado”, disse o líder conservador Pierre Poilievre. “Este relatório foi fraudado desde o início e tem credibilidade zero”. Poilievre acusou Johnston de ser amigo da família Trudeau, o que Johnston nega.

Os conservadores alegaram que Trudeau ignorou os relatórios de inteligência porque a intromissão beneficiou seu Partido Liberal nas eleições. Membros dos Novos Democratas de esquerda, que apóiam o governo minoritário de Trudeau no parlamento, também querem um inquérito.

“Continuamos decididos de que uma investigação pública é necessária para restaurar a confiança em nosso sistema eleitoral”, disse o líder do Novo Democrata, Jagmeet Singh, a repórteres.

No início deste mês, o governo de Trudeau expulsou um funcionário chinês depois que surgiu que ele havia procurado informações sobre a família do legislador conservador Michael Chong, o que levou à expulsão de um diplomata canadense na mesma moeda.

Em vez de um novo inquérito público, Johnston disse que passará os próximos cinco meses realizando audiências públicas sobre o assunto porque “os governos estrangeiros estão, sem dúvida, tentando influenciar candidatos e eleitores no Canadá”.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa