Azerbaijão acusa Cruz Vermelha de contrabando e fecha estrada para Karabakh

Azerbaijão acusa Cruz Vermelha de contrabando e fecha estrada para Karabakh

Internacional

O Azerbaijão diz que a passagem pelo posto de controle de Lachin está temporariamente fechada devido a uma investigação sobre contrabando pela Cruz Vermelha.

O Azerbaijão fechou temporariamente a única estrada que liga a região separatista de Nagorno-Karabakh à Armênia, acusando o ramo armênio da Cruz Vermelha de contrabando.

A região povoada por armênios está no centro de uma disputa territorial de décadas entre os arquiinimigos do Cáucaso, que travaram várias guerras pelo território montanhoso.

“A passagem pelo posto de controle de Lachin na fronteira do estado está temporariamente suspensa” enquanto se aguarda uma investigação sobre a Cruz Vermelha usando seus veículos médicos para “contrabando”, disse o serviço de fronteira do estado do Azerbaijão na terça-feira.

O Azerbaijão estabeleceu em abril o ponto de fronteira na entrada do corredor Lachin, exacerbando as alegações da Armênia de um “bloqueio” de Karabakh.

Mapa da Armênia, Azerbaijão, Nagorno-Karabakh

A filial armênia da Cruz Vermelha disse no final de junho que o Azerbaijão estava bloqueando o acesso a Karabakh, à medida que aumentava a preocupação com a situação humanitária na região inquieta.

O serviço de fronteira do Azerbaijão disse vários dias depois que o tráfego pelo corredor Lachin – policiado por forças de paz russas – foi retomado em 26 de junho.

Os últimos desenvolvimentos seguiram um bloqueio de meses por ativistas ambientais do Azerbaijão, que Yerevan afirma ter estimulado uma crise humanitária e escassez de alimentos e combustível.

O Azerbaijão insistiu na época que o transporte civil poderia passar desimpedido pelo corredor Lachin.

Em fevereiro, o Tribunal Internacional de Justiça (ICJ) – o principal órgão judicial da ONU – ordenou ao Azerbaijão que garantisse a livre circulação nas estradas.

Décadas de conflito

As duas ex-repúblicas soviéticas travaram duas guerras pelo controle de Karabakh, na década de 1990 e novamente em 2020.

Seis semanas de combates terminaram em 9 de novembro de 2020 com um cessar-fogo patrocinado pela Rússia que viu a Armênia ceder faixas de território que controlava há décadas.

Houve confrontos frequentes na fronteira compartilhada dos dois países, apesar das negociações de paz contínuas entre Baku e Yerevan sob a mediação da União Europeia e dos Estados Unidos.

Quando a União Soviética entrou em colapso em 1991, os separatistas étnicos armênios em Karabakh se separaram do Azerbaijão. O conflito que se seguiu matou cerca de 30.000 pessoas.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa