avanço comércio local sala do empreendedor

Sala do Empreendedor de Amarante destaca avanços do comércio local após suporte a 70 microempreendedores

Amarante

Avanços do comércio local – Depois de seis meses de inaugurada, na ocasião das comemorações do aniversário de 150 anos da cidade, a Sala do Empreendedor de Amarante já acompanha aproximadamente 70 Microempreendedores Individuais do município, informação que foi confirmada pela entidade, ligada à Prefeitura de Amarante.

“Atualmente, nós temos vários microempreendedores, formados por nós ou não, que recebem nosso acompanhamento. Nós teremos um treinamento no Sebrae amanhã, em Floriano, para ampliar esse suporte e, consequentemente, fortalecer essa prestação de serviços junto aos nossos Microempreendedores Individuais do município”, afirmou o agente de desenvolvimento Chico Neto.

Antes da inauguração da sala, em agosto de 2021, um dos maiores problemas enfrentados pelos empreendedores do município era a obtenção do CNPJ, o que agora leva tão somente 10 minutos.

“Nossa preocupação não é apenas abrir a empresa do empreendedor, mas fazer com que ela funcione. A gente vai buscar recursos junto ao Sebrae para agregar valor ao nosso comércio local. Outro foco que temos é orientar os empreendedores sobre o gerenciamento do próprio negócio. Nós levamos 10 minutos para abrir uma empresa. Durante o procedimento, vamos orientando o empreendedor sobre os benefícios e obrigações”, afirmou o agente João Pedro.

A dificuldade de se obter em um emprego formal por causa da pandemia do novo coronavírus, provocou o surgimento de novos empreendedores no município.

“Por conta da pandemia, muitas pessoas resolveram ter o seu próprio negócio, mesmo sem as habilidades de um empresário. Nessa ocasião, a Sala do Empreendedor entra em ação, dando o devido suporte orientando como e em que investir, além do gerenciamento do próprio negócio ”, explicou o agente Guilherme Teixeira.

Recentemente, em Amarante, a Prefeitura de Amarante, por meio da Sala do Empreendedor, realizou uma capacitação voltada aos novos empreendedores do município. O evento, que contou com a presença do gerente do Banco Bradesco, Juliano Lima, foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 15h.

Na ocasião, diversos Microempreendedores Individuais tiveram suas dúvidas esclarecidas pelo Sebrae, que esteve representado pela instrutora Janaína Oliveira.

A instrutora Janaína Oliveira orientou ao público sobre os processos, obrigações, responsabilidades e benefícios na formalização do MEI de forma presencial, como também esclareceu dúvidas dos participantes.

“O evento foi muito importante porque mostrou a importância do empreendedor deixar de ser anônimo para se tornar um microempreendedor individual, como também sobre a importância da contribuição ao INSS”, completou Chico Neto.

Uma das vantagens aos novos empresários, segundo os agentes, é a facilidade de compra, diretamente do fabricante e/ou distribuidor, além da abertura de conta bancária, dando acesso aos créditos para a pessoa jurídica, tudo isso como forma de ampliar a abertura de recursos ao microempreendedor individual.

“Esse projeto da Prefeitura de Amarante, através do prefeito Diego, em parceria com o Sebrae, está promovendo essa requalificação o que, sem dúvida, dará amplo suporte ao surgimento de novos empreendedores no município, pois vamos precisar de mais comércios, hotéis e restaurantes. A Sala veio para fazer esse elo entre a prefeitura, as empresas e o próprio Sebrae”, finalizou Chico Neto.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa