Aumento de casos de gripe, em Amarante: um olhar dos profissionais de Saúde

Amarante

Profissionais de saúde relatam um aumento considerável nos casos de gripe em Amarante e região, descrevendo a doença como uma infecção viral recorrente que se intensifica em certas épocas do ano, principalmente no Nordeste do Brasil. Dr. Adonias Albuquerque caracteriza as viroses, incluindo a gripe, como sazonais, provocando sintomas como coriza, tosse, diarreia e vômito. Já o Dr. Agenor Lira enfatiza a mutabilidade do vírus da gripe, o que leva ao surgimento de novas cepas anualmente.

Aumento de casos de gripe, em Amarante: um olhar dos profissionais de Saúde
Aumento de casos de gripe, em Amarante: um olhar dos profissionais de Saúde

Os médicos são unânimes em defender a vacinação como a principal medida preventiva contra a gripe. O Dr. Agenor Lira, inclusive, contesta a crença de que a vacina causa a doença, argumentando que ela é a melhor forma de proteção. Ele defende a vacinação anual devido às mutações do vírus, ressaltando que a pneumonia é uma grave complicação da gripe, especialmente em indivíduos com sistema imunológico debilitado.

“A vacina é a grande prevenção dessa virose […]. Vamos nos vacinar que é uma defesa […] do nosso organismo contra essa virose […]. A vacina é a grande prevenção dessa virose hoje. Minha gente, nós temos para mais de 21 vírus Influenza, vírus por afinidade pelos aparelho respiratório, mas o mais comum no nosso meio são seis vírus e isso todos os anos mudam”, disse o médico Agenor Lira.

No que tange ao tratamento, os profissionais de saúde indicam que o mesmo deve ser direcionado aos sintomas. Dr. Albuquerque recomenda hidratação e medicamentos para alívio dos sintomas, utilizando o sulfametoxazol trimetoprima (“Bactrim”) por sua ação em infecções bacterianas e virais. Dr. Agenor Lira, por sua vez, prescreve analgésicos, antitérmicos e repouso como medidas terapêuticas.

“Nós chegamos atender 30 a 40 pessoas por dia com febre, tosse, coriza (escorrendo água do nariz) e dor de garganta. E agora nós tivemos uma outra virose, desta vez com diarreia e vômito. As pessoas apavoradas, até com diarreia, com vômito de início. E aí não tem muito o que a gente fazer, é hidratação!”, pontua Dr. Adonias Albuquerque.

De acordo com farmacêutico Dário, há um aumento expressivo de pessoas procurando por medicamentos para doenças como gripe, diarreia e vômito nos últimos anos. Ele assegura ainda que a demanda aumentou após a pandemia. Dário destaca a importância da investigação por parte de cientistas, médicos, laboratórios e autoridades para elucidar as causas desse crescimento e fornecer explicações à população.

“A procura por medicamentos disparou nos últimos cinco anos, principalmente depois da pandemia. Remédios para depressão, ansiedade, tudo aumentou absurdamente, uns 300%, 400%! E de uns tempos pra cá, as viroses também explodiram. Diarreia, vômito, fraqueza… sem falar nessa gripe que não dá trégua! É cada vez maior a quantidade de remédio para gripe que a gente vende. A procura por esses remédios está absurda! Seria importante entender o que está por trás disso, né? Os cientistas, médicos, laboratórios, autoridades… alguém precisa dar uma resposta pra população. Por que tantas doenças? Esse aumento é assustador! Esperamos que a sociedade, as autoridades, nos deem uma resposta”, disse o farmacêutico Dário, proprietário da Drogaria Dário.

Compartilhe este post
EletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário