Ataque aéreo mata 17 na capital do Sudão, Cartum

Ataque aéreo mata 17 na capital do Sudão, Cartum

Internacional

Um ataque aéreo na capital do Sudão, Cartum, matou pelo menos 17 pessoas, incluindo cinco crianças, enquanto os combates continuam entre generais rivais que buscam controlar o país.

O ataque de sábado foi um dos confrontos mais mortíferos em áreas urbanas de Cartum e em outras partes do Sudão entre os militares e um poderoso grupo paramilitar conhecido como Forças de Apoio Rápido (RSF).

O atentado atingiu o bairro de Yarmouk, no sul de Cartum, onde os confrontos se concentraram nas últimas semanas, de acordo com o Ministério da Saúde do Sudão. A área abriga uma instalação militar controlada pelo exército.

Várias vítimas civis foram levadas para o Hospital Bashair, disse o ministério em um comunicado. postagem no Facebook e pelo menos 25 casas foram destruídas.

Entre os mortos estão cinco crianças e um número desconhecido de mulheres e idosos, acrescentou o ministério, referindo-se ao ataque de Yarmouk como um “massacre”.

Não ficou claro se o ataque foi por aeronave ou drone. As aeronaves militares têm repetidamente alvejado as tropas do RSF, enquanto a força paramilitar teria usado drones e armas antiaéreas contra posições do exército.

O conflito no Sudão eclodiu em meados de abril, coroando meses de tensões crescentes entre Abdel Fattah al-Burhan e seu ex-vice Mohamed Hamdan Daglo, os respectivos líderes militares e da RSF, depois que os dois se separaram em uma luta pelo poder.

Um grupo local que se autodenomina The Emergency Room e ajuda a organizar ajuda humanitária na área, disse que pelo menos 11 pessoas ficaram feridas no ataque. Ele postou imagens que disse serem de casas danificadas no ataque e pessoas procurando nos escombros. Outras imagens afirmavam mostrar uma menina e um homem feridos.

Em um comunicado, a RSF alegou que aeronaves militares bombardearam a área, matando e ferindo civis. Ele também alegou que derrubou um caça militar MiG, mas isso não pôde ser verificado de forma independente.

Um porta-voz militar não respondeu às mensagens em busca de comentários.

Em um vídeo publicado na sexta-feira na página do exército no Facebook, o vice-chefe do exército, Yasser Atta, alertou os civis para se manterem longe das casas onde o RSF está localizado porque os militares “irão atacá-los a qualquer momento”.

Piora da luta

O conflito iniciado em meados de abril mergulhou o país no caos e transformou Cartum e outras áreas urbanas em campos de batalha. A força paramilitar ocupou casas e outras propriedades civis desde o início dos combates, segundo moradores e ativistas.

Os confrontos mataram centenas de civis e feriram milhares de outros. Mais de 2,2 milhões de pessoas fugiram de suas casas para áreas mais seguras dentro do Sudão ou cruzaram para países vizinhos.

Junto com Cartum, os combates se intensificaram em Darfur, uma área extensa no oeste do Sudão. El-Geneina, capital da província de Darfur Ocidental, passou por algumas das piores batalhas do conflito, com dezenas de milhares de residentes fugindo para o vizinho Chade.

Milícias árabes se juntaram recentemente aos confrontos em el-Geneina ao lado da RSF, segundo moradores e ativistas.

Na quarta-feira, o governador de Darfur Ocidental, Khamis Abdalla Abkar, foi sequestrado e morto horas depois de acusar o RSF e as milícias aliadas em uma entrevista televisionada de atacar el-Geneina.

Seu assassinato foi atribuído ao RSF, uma acusação que a força paramilitar negou.

Um recorde de 25 milhões de pessoas – mais da metade da população – precisam de ajuda e proteção, de acordo com as Nações Unidas, que disseram ter recebido apenas uma fração do financiamento necessário.

A Arábia Saudita anunciou uma conferência internacional de doadores para segunda-feira em Genebra.

Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa