PIAUÍ
Angical e São Pedro do Piauí registram 02 mortos por Covid-19; estado confirma 49 óbitos em 24h
PIAUÍ

O Estado do Piauí registrou 49 mortes por Covid-19 em apenas 24 horas. A informação é do boletim que foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) na noite desta quarta-feira (24).
O órgão afirmou que esse foi o maior número de mortes informadas desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Outras 1.149 pessoas testaram positivo para a doença, sendo 610 mulheres e 539 homens, todos com idades que variam entre um e 102 anos.
Vinte e nove homens e vinte mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram de Altos ( 67 e 79 anos), Água Branca (95 anos), Batalha (74 anos), Bom Princípio (74 e 84 anos), Brasileira (79 anos), Capitão de Campos (76 anos), Capitão Gervasio (76 anos), Castelo do Piauí (81 anos), Curimatá (62 anos), Dirceu Arcoverde (75 anos), Esperantina (56 e 85 anos), Floriano (72 anos), Lagoa do Piauí (91 anos), Parnaíba (66 e 93 anos), Pedro II (44 anos), Pio IX (84 anos), São Pedro do Piauí (83 anos), São Raimundo Nonato (75 anos), Simplício Mendes (74 anos) e Teresina (55, 60, 68, 76, 81 e 83 anos).
As mulheres eram dos municípios de Água Branca (40 anos), Angical do Piauí (42 anos), Barras (45 anos), Beneditinos (79 anos), Campo Maior (55 e 71 anos), Esperantina (85 e 88 anos), Jaicós (68 anos), José de Freitas (61, 62 e 97 anos), Landri Sales (80 anos), Morro do Chapéu do Piauí (79 anos), Parnaíba (56 anos), Santo Antônio de Lisboa (92 anos), São João do Piauí (84 anos), São Pedro do Piauí (77 anos) e Teresina (38 e 82 anos). Quinze vítimas não possuíam comorbidades.
O Piauí já possui 197.159 casos confirmados da Covid-19 e 3.919 óbitos, registrados em 217 municípios. Do total, 2.265 homens e 1.654 mulheres não resistiram a Covid-19.
A Sesapi estima que 191.921 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registrados nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.


PIAUÍ
Em reunião com ONU e OMS, governadores garantem 8 milhões de doses de vacinas para o Brasil

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, reuniu-se, na tarde desta sexta-feira (16), com membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na oportunidade, foi anunciada a antecipação de quatro milhões doses de vacinas contra o coronavírus para o Brasil, de um total de oito milhões. A reunião foi por meio de videoconferência e contou com a participação dos demais governadores brasileiros integrantes do Fórum de Governadores.
A reunião foi solicitada pelos governadores brasileiros e teve como objetivo fazer um apelo para uma ajuda humanitária ao Brasil para aquisição de vacinas contra a Covid-19, além de remédios e sedativos que compõem o chamado kit intubação. Quem atendeu o pedido foi a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohamed.
O coordenador do tema vacina do Fórum dos Governadores e governador do Piauí, Wellington Dias, enfatizou que todos reconhecem e têm um posição muito clara de que o problema é do Brasil mas é também do mundo. “Em razão disso, deve-se priorizar o Brasil e sensibilizar os países que são parte da ONU a fim de garantir agilidade na entrega de vacinas, assim como insumos e medicamentos que faltam. É necessário também o compromisso de tratarem sobre a antecipação da transferência tecnológica para a produção de IFA, no Brasil, pela Fiocruz, Butantan e outros laboratórios para que o Brasil, a partir daí, possa também ajudar o mundo”, justificou.
“A OMS reconheceu que estava no seu cronograma para maio e que vai antecipar o envio de quatro milhões de doses e vai estar tratando com a Índia, Coreia, Espanha, Itália, China e quem tiver condições de ajudar, por essa situação particular do Brasil, com reconhecimento do elevado números de óbitos diários, muitos acima daquilo que acontece em outros países”, disse Wellington Dias. Ao todo, serão oito milhões de doses do consórcio Covax-Facility, das quais quatro milhões serão entregues em abril e o restante, em maio.
O gestor piauiense também revelou que foi colocado em discussão o tema da quebra de patente. “Estamos vivendo um momento de guerra contra o coronavírus, com muitas vidas humanas em jogo”, enfatizou.
Os governadores manifestaram um compromisso com a ONU de manterem um diálogo, mesmo com as diferenças políticas, para conterem a circulação de pessoas com o objetivo de evitar a transmissibilidade. “É preciso, aqui no Brasil, serem adotadas medidas internamente para evitar o crescimento dos casos. Somadas às vacinas, estas medidas retroativas vão gerar resultados. Somente as vacinas, neste instante, não vão resolver”, disse Wellington Dias.
-
Notícias de Amarante5 dias atrás
Polícias Civil e Militar fazem abordagens e apreensões em Amarante durante a madrugada
-
Notícias de Amarante3 dias atrás
Vocalista da extinta banda Os Geniais de Amarante precisa de ajuda; filha faz campanha na internet
-
Notícias de São Francisco do MA6 dias atrás
São Francisco do Maranhão lamenta a morte de Maria de Lica por Covid-19
-
Notícias de Amarante6 dias atrás
Amarante sai na frente vacinando idosos de 60 a 64 anos contra a Covid-19
-
GERAL4 dias atrás
Eugênio Primeiro vai morrer no dia 23 de abril?
-
GERAL7 dias atrás
Arco-íris em Marte? Perseverance captura imagem e esclarece mistério
-
Notícias de Amarante2 dias atrás
Reunião de gestores educacionais de Amarante define estratégias para o Saeb e Saepi
-
Notícias de Picos5 dias atrás
Em Picos, garoto fã da PRF tem presença de policiais em aniversário de 04 anos
Você precisa estar logado para postar um comentário Login