workshop da aquicultura pronatec amarante

Alunos do Pronatec realizam ‘Workshop da Aquicultura’ em Amarante

Amarante

Os alunos do Pronatec, do curso de Aquicultura, realizaram nesta quarta-feira (26) em Amarante um WorkShop para apresentação da teoria e prática adquiridas ao longo de dois anos de formação técnica.

Intitulado Workshop da Aquicultura, o evento foi realizado no Ginásio Coberto do Centro Integrado de Educação Física (CIEF) em parceria com o curso de Cuidado de Idosos e Informática, também do Pronatec.

A exposição das habilidades adquiridas foi feita para alunos do Ensino Médio, da Rede Estadual de Ensino – em Amarante.

A professora do Curso de Aquicultura e supervisora do evento, Rita de Cássia, assegura que o evento permitiu a apresentação da teoria e prática à comunidade escolar de Amarante.

“O evento reuniu todo o conhecimento que eles adquiriram ao longo dos dois anos apresentando para a comunidade escolar os conhecimentos sobre peixe, camarão, caranguejo, teoria e prática num só espaço”, disse a professora.

Marineide Oliveira, também professora da disciplina, considera que “o evento mostra que os alunos podem trabalhar no campo e também fora dele com produtos da aquicultura, a exemplo de uma fábrica de processamento, pois permite que eles apliquem os conhecimentos também em empresas, a exemplo de cooperativas de pescados”.

Como parte dos trabalhos, os alunos demonstraram ao público a fisiologia e anatomia de peixes, cuidados com o camarão, a espécie de camarão Pitu (facilmente encontrada no rio Parnaíba), anatomia de rãs e caranguejo, além de maquetes dos tipos de empresas e formas de empreender na cidade

Houve no evento uma demonstração dos impactos ambientais, que podem facilmente comprometer a forma de vida aquática. “Os trabalhos acontecem também mostrando os impactos ambientais, benefícios das espécies de peixes. Já no curso de Cuidados de Idosos, o público tem aferição de pressão, verificação de IMC, avaliação das condições de saúde”, finalizou Rita de Cássia.

Os benefícios do peixe, camarão, caranguejo e carne de rã foram apresentados como necessários para um envelhecimento saudável. “A gente está aproveitando para falar sobre os cuidados e benefícios da alimentação para os idosos. São alimentos que possuem proteínas, vitaminas e sais minerais que ajudam na alimentação saudável. Os alunos verificaram quem estava acima do peso, através do cálculo do IMC e aferiram a pressão arterial”, enfatizou a professora Susiane Mourão.

Ainda durante o Workshop, um aplicativo para verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) foi utilizado por alunos do curso de Informática. “Esta é uma oportunidade muito boa para sabermos quem está acima e abaixo do peso para saber quem está ou não abaixo do peso. Os alunos fizeram também tags do curso com informações do curso sobre o curso. Os alunos ficaram com a produção do folder sobre o workshop”, explicou o professor do curso, Gregório Alves.

O WorkShop teve o apoio da 6ª Gerência Regional de Educação (GRE), da Direção do Ceti – Polivalente e das turmas dos cursos de Aquicultura e Cuidador de idosos.

Fotos e vídeos: Leomar Duarte e Gisele Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário