A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) registrou, nos primeiros 100 dias de governo de Rafael Fonteles, a abertura de 2.265 empresas, o que representa o crescimento de 21,32% comparado com o mesmo período do ano anterior, quando foram constituídas 1.867 empresas.
Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o crescimento é resultado da melhoria do ambiente de negócios e da confiança do empresariado em investir no estado. “O governador Rafael Fonteles vem implementando uma série de ações para melhorar a infraestrutura, a exemplo das rodovias e aeroportos regionais recém-inaugurados. Além disso, incentiva o empreendedorismo digital por meio do programa de aceleração de startups e a internacionalização das empresas piauienses com a Câmara de Comércio Digital Piauí-Estônia”, explica a gestora.
Outro dado positivo é a redução do tempo de abertura de empresas de 1 dia e 2 horas em janeiro deste ano, para 14 horas em março. Isso foi possível porque a Junta Comercial vem trabalhando na implantação da consulta prévia de endereço automatizada no Piauí Digital. O projeto piloto está sendo executado nos municípios de Água Branca, Bom Jesus do Piauí, Canto do Buriti, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Uruçuí.
Além disso, a Jucepi e os órgãos estaduais integrados à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) elaboraram a listagem de 744 atividades econômicas de baixo risco A e/ ou nível de risco I dispensadas de atos públicos (licenças) de liberação no Piauí. “O objetivo é padronizar os procedimentos, aumentar a transparência e reduzir custo e tempo para a liberação de alvarás e licenças para as empresas”, afirma Alzenir Porto.