A fumaça dos incêndios florestais no Canadá, que cobriu grande parte da América do Norte esta semana e criou condições respiratórias perigosas, deve se espalhar pela Noruega na quinta-feira, mas não causar problemas para as pessoas lá, disseram autoridades ambientais.
Cientistas do Instituto de Pesquisas Climáticas e Ambientais na Noruega usaram modelos de previsão para prever como a fumaça das centenas de incêndios florestais que queimam em todo o Canadá se moveria pela atmosfera.
Desde 1º de junho, a fumaça se moveu sobre a Groenlândia e a Islândia, e observações no sul da Noruega confirmaram concentrações crescentes de aerossóis.
“Podemos ver alguma névoa ou sentir o cheiro de fumaça”, disse Nikolaos Evangeliou, cientista sênior do instituto, em um comunicado. “No entanto, não acreditamos que o número de partículas no ar aqui na Noruega seja grande o suficiente para ser prejudicial à nossa saúde.”
Além de causar problemas de saúde para grupos sensíveis, como aqueles com problemas pulmonares, as partículas de fumaça também podem afetar negativamente o aquecimento global, disse o instituto.
As partículas de fumaça e fuligem que se depositam em superfícies cobertas de gelo e neve, como o manto de gelo da Groenlândia, podem tornar a superfície mais escura, fazendo com que ela absorva a radiação solar e, assim, contribua para o aquecimento da atmosfera.
“Em suma, pelas previsões atuais, vemos que a pluma chegará fraca à Europa nos próximos dias”, disse Evangeliou na quinta-feira. “No entanto, se esses incêndios continuarem a contribuir com mais fumaça todos os dias, a situação pode piorar. No entanto, é baixa a probabilidade de haver qualquer efeito sério na qualidade do ar.”
Com informações do site The New York Times
Compartilhe este post