Dilcilene faz parte da coligação “Gurupi para todos”, que conta, ainda, com PMDB, PTdoB, PSL e PR. Ela é esposa do prefeito eleito em outubro do ano passado, Valmy de Oliveira, que teve o registro de candidatura cassado.
Boa Vista do Gurupi foi administrada durante dez meses pelo presidente da Câmara Municipal, Leonel Garcia de Oliveira, o Leonel Brizola (PSL). O parlamentar se tornou o prefeito interino desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação do registro de candidatura e a anulação da votação dada ao vencedor das eleições de 2012, Valmy de Oliveira (PMDB), e a impossibilidade de o segundo colocado na disputa, Antônio Batista (PSDB). A impossibilidade se deu porque ele, com os três demais candidatos, não conseguiram atingir a marca de 50% dos votos válidos.
A falta de definição de um novo prefeito para a cidade foi motivo de manifestação por parte da população, que interditou a ponte que liga o Maranhão e o Pará no início do mês de agosto.
Balanço
De um total de 4.686 eleitores aptos a votar, 3.825 compareceram (81,63%), sendo que 9 votos foram em branco e 51 nulos. “Durante todo o dia, eu e o desembargador Froz Sobrinho (corregedor) mantivemos contato com os juízes Paulo Teles e Neris Ferreira e ambos não nos relataram nenhum incidente”, comemorou o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, presidente do TRE-MA. “Substituímos apenas 1 urna eletrônica que apresentou problemas no micro-terminal do mesário” , informou o secretário Gualter Lopes (Tecnologia da Informação).
Votação
Em Boa Vista do Gurupi funcionaram 17 urnas eletrônicas (devido a substituição de 1), instaladas em 16 seções eleitorais e distribuídas em 7 locais de votação. O processo transcorreu em clima de muita tranquilidade.