A apresentação do programa durante as reuniões é feita pelo secretário geral, Leomar Duarte, e pelo tesoureiro da entidade, José Pereira de Matos. Conforme previsto, as dúvidas giraram em torno da Declaração de Aptidão(DAP), considerado o principal documento para a conquista do imóvel.
“É por isso que estamos indo em todas as comunidades. Por ser a porta de entrada do trabalhador rural na conquista desse passo importante, a DAP é objeto de muitas dúvidas e é compreensível que haja mais questionamentos sobre esse assunto”, disse o secretário ao considerar que as dúvidas sobre o documento giram em torno do prazo de validade, renovação, obtenção, entre outras.
O resultado da reunião, segundo José Pereira, foi positivo. “Não resta dúvidas de que esse é um antigo sonho para a maioria desses trabalhadores do Saco da Cachoeira. Eles já vão providenciar a documentação para adesão ao programa e nós já estamos no aguardo para darmos o próximo passo”.
Aproximadamente 100 agricultores participaram da reunião. A relação nominal será encaminhada para o STR onde será efetuado o cadastro de cada interessado e enviado para a Caixa Econômica Federal. “Estamos chegando à margem dos 1500 cadastros. O entendimento dessa meta alcançada pelo Sindicato está na credibilidade conquistada nas ações que executamos ao longo dos anos. Orientar os trabalhadores nessa conquista é nosso dever e um direito de cada agricultor, disse Leomar Duarte.