Alunos do 9º ano da Escola Pitágoras II, em Amarante, participaram de um Júri Simulado na manhã dessa sexta-feira (27), com o objetivo de promover uma profunda reflexão sobre o crime de feminicídio. A iniciativa fez parte do componente curricular de Redação, ministrado pela professora Jane Silva, e contou com a participação de alunos do 6º, 7º e 8º ano, além de professores, direção e funcionários da escola.
O evento simulou um júri popular, com os alunos assumindo os papéis de jurados, advogados e testemunhas, para debater a gravidade do feminicídio, um crime que tem vitimado milhares de mulheres no Brasil nos últimos anos. Através da argumentação e da análise de casos fictícios, mas inspirados na realidade, os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema e desenvolver o senso crítico em relação à violência contra a mulher.
O evento, segundo a professora Jane, “foi importante para demonstrar aos alunos a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, estimulando o desenvolvimento da oralidade, da capacidade de argumentação e do trabalho em equipe”.