Jovem piauiense cria solução inovadora contra poluição de rios e recebe ‘Nobel’ da Ciência na Suécia

Piauí

O estudante Manoel José Nunes Neto, de apenas 17 anos, conquistou o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stolcommy Júnior Waterpiz) por criar um equipamento inovador para monitorar a qualidade da água em tempo real.

A premiação, considerada o ‘Nobel’ da ciência jovem, aconteceu na última sexta-feira (30) na Suécia e reconheceu o talento do jovem inventor piauiense que competiu com projetos de mais de 30 países.

A invenção de Manoel é um rover aquático autônomo, semelhante a um barco, equipado com sensores, bombas d’água, flutuadores e uma placa solar que garante sua autonomia. No entanto, o equipamento percorre rios coletando amostras de água e enviando dados sobre sua qualidade para computadores ou celulares em tempo real.

“Eu estabeleço uma rota para ele: eu quero que ele vá do ponto X de um rio até o Y. Ele faz toda essa rota e já envia os dados de qualidade da água para o computador ou celular”, explica o jovem inventor durante entrevista ao programa Notícia da Manhã, da TV Cidade Verde.

Impacto e reconhecimento

A premiação abriu portas para Manoel, que participou de um banquete real com a presença do rei, rainha e princesa da Suécia, além de visitar empresas renomadas mundialmente na área de tratamento de água. “Após isso, eu estive em um banquete real, com rei, rainha e princesa. Foi uma experiência que eu não consigo descrever, porque é como se fosse um sonho”, relata Manoel, visivelmente emocionado.

Planos futuros e sonho

O próximo passo do projeto é conseguir patrocínio para produzir o rover em larga escala e utilizá-lo em rios do Piauí e do Brasil. “É meu sonho colocá-lo principalmente nos nossos rios, que constantemente sofrem com poluição, e a população não está ciente disso”, revela o jovem, demonstrando grande preocupação com a questão ambiental. 

Por fim, a conquista de Manoel coloca o Piauí em destaque no cenário científico internacional e traz esperança para o combate à poluição dos rios, um problema que afeta o mundo todo.

Jovem piauiense conquista prêmio Nobel da Ciência, na Suécia
Compartilhe este post
EletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário