Nesta sexta-feira (31), a prefeitura de Amarante e o Sebrae-PI realizaram na Unidade Escolar Helcias Lira, no bairro Areias, o Encontro Regional dos Agentes de Desenvolvimento e dos secretários de Agricultura, cerimônia que teve a participação de 20 municípios.
O evento, conduzido pela mestre de cerimônia – Arlenilsa Duarte, trouxe como temática a importância do trabalho do Agente de Desenvolvimento na economia e também a importância da comunicação nas mídias sociais. Na ocasião do encontro, os secretários de Agricultura assistiram a uma palestra sobre o Selo de Inspeção Municipal (SIM).
“O nosso objetivo inicial é apresentar algumas dificuldades e situações que, às vezes, eles (os secretários) não conhecem. O Sebrae-PI tem o papel de apontar não somente o que precisa mudar, mas a solução, com organização das salas, dando o apoio jurídico e também fazendo o diagnóstico dos abatedouros existentes. Este momento é muito importante e temos 2023 com um marco legal para que todos os municípios possam aderir ao Selo de Inspeção Municipal de modo padronizado”, afirmou Jefferson, consultor do Sebrae-PI e médico veterinário.
“Este momento é muito importante para o município, pois vai possibilitar a implantação do Selo de Inspeção. Vamos quebrar esse desafio, a partir da instalação de um matadouro em Amarante, que, sem dúvida, será um passo muito importante e que o prefeito vai contemplar com bons olhos”, disse o secretário de Agricultura de Amarante, Reginaldo José (Badigá).
O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, e o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do SEBRAE Piauí, Helder de Freitas Costa, participaram também do encontro, ambos acompanhados de representantes do órgão na região.
Para a Agente de Desenvolvimento de São Francisco do Piauí, Conceição Sousa, o encontro possibilita a abertura de novas oportunidades. “Esse evento agrega novos conhecimentos e abre novas oportunidades para nossos municípios. Com o acompanhamento do Sebrae-PI, nossas ações têm melhorado consideravelmente.”
A Agente de Desenvolvimento de Canto do Buriti, Teresa Lopes, acredita que a iniciativa do encontro representa o fortalecimento entre os municípios tendo em vista a troca de experiências. “Esse já era um encontro esperado por nós em razão da troca de experiência entre os municípios, considerando que cada cidade tem sua realidade, e essa troca fortalece o nosso trabalho, a prefeitura e os empreendedores.”
Um dos objetivos do órgão com a realização do evento é capacitar os agentes de desenvolvimento dos municípios da região que são atendidos por meio de parcerias com o Sebrae-PI, com foco no planejamento das ações do Plano de Referência em Atendimento Sebrae e Sala do Empreendedor.
“No ano passado, tivemos em Amarante uma grande feira do produtor, que ocorreu em função desse trabalho do Sebrae com o município, por meio do programa Cidade Empreendedora. Nós percebemos que o trabalho do Agente de Desenvolvimento, quando a prefeitura também foca no empreendedor, transforma o município”, considerou Helder Costa, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Piauí.
Em entrevista ao Somos Notícia, o agente Guilherme Teixeira, da Sala do Empreendedor de Amarante, disse que o desenvolvimento do município está intimamente ligado à parceria da prefeitura com o Sebrae. “O prefeito está fazendo um papel brilhante na gestão municipal, e isso está impactando positivamente todos os setores do município, o que foi possível com a participação ativa do Sebrae-PI em Amarante. Onde o Sebrae coloca a mão, se o prefeito quiser, tudo é possível. Um dos exemplos é a nossa cidade, que desenvolveu 70 anos em sete”, afirmou.
O agente Chico Neto disse que Amarante vive um momento importante pela realização do encontro, que traz temas essenciais voltados ao desenvolvimento dos municípios. “Este encontro evidencia a importância do desenvolvimento dos municípios da região, e nós ficamos felizes porque Amarante é o primeiro a sediar este evento que está abordando temas essenciais como agricultura, cultura e desenvolvimento econômico. É importante frisar que muitas dessas ações passam pela Sala do Empreendedor.”
O prefeito Diego Teixeira assegura que, para o desenvolvimento do município, os Agentes de Desenvolvimento têm um papel determinante. “Sediar esse encontro é uma forma de fomentar a produção dos municípios da Regional de Floriano. Amarante sai na frente e é um prazer enorme possibilitar essa integração entre todos os municípios por meio da troca de experiências, aprimoramento de conhecimento e incentivo ao comportamento. Vale enfatizar que os Agentes de Desenvolvimento tem uma atuação determinante no desenvolvimento sustentável de seus municípios”, pontuou o o gestor.
Os municípios que participaram foram: Amarante, Canavieira, Porto Alegre do Piauí, Guadalupe, Marcos Parente, Bonfim do Piauí, São Francisco do Piauí, Floriano, Arraial, Francinópolis, Colônia do Piauí, Tanque, Canto do Buriti, Santa Rosa, São Raimundo Nonato, Regeneração, Jerumenha, Itaueira, Cajazeiras e São Pedro do Piauí.
Ainda na tarde desta sexta-feira, acontece uma palestra para os secretários de Agricultura sob o tema: “Compras governamentais da Agricultura Familiar e a parceria com a Sala do Empreendedor”.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
Compartilhe este post