Missa de Todos os Santos – A I Visita Pastoral Missionária em Amarante está no seu terceiro dia de realização. O arcebispo metropolitano, Dom Jacinto, o pároco Tertuliano Alves, ambos em conjunto com as pastorais da Paróquia de Amarante, têm cumprido ampla jornada de evangelização em toda a comunidade católica do município.
Na manhã deste domingo (1) a visita foi realizada nas comunidades Conceição e Malhadinha, a 60 Km da zona urbana de Amarante. A primeira localidade, segundo os moradores, não recebe um arcebispo há mais de 60 anos.
“Moro aqui há nove anos e nunca tive um momento como este. Estou emocionada, pois é uma novidade para todos nós”, afirmou a dona de casa, Glaissa de Oliveira, de 31 anos.
Moradores de várias localidades que ficam no entorno da comunidade Conceição participaram da Santa Missa presidida pelo arcebispo, a exemplo de Malhadinha, Buritizinho, Remanso e também o município de Francisco Ayres, cidade vizinha a Arraial do Piauí.
“É muito bom ter uma oportunidade como esta. Eu não podia perder esse momento”, afirmou dona Maria do Rosário, de 69 anos, do município de Francisco Ayres.
Dona Osmecinda Nunes, 85 anos diz o porquê da emoção durante a celebração: “A gente fica emocionada em ver a comunidade toda reunida para este momento especial a todos nós. Quando veio um bispo aqui eu era criança!”, reforça.
A afirmação foi confirmada por dona Maria de Lurdes, de 68 anos. “Quando tivemos um bispo aqui (em Conceição) eu não tinha nem oito anos”. Na época, dizem os moradores, a paróquia de Amarante era dirigida pelo padre Isaac.
A visita teve como finalidade a celebração da Missa de Todos os Santos na comunidade Conceição e a visita a acamados.
A capela da localidade tem aproximadamente 40 anos de existência. A comunidade celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de 6 a 14 de novembro. Ao todo, 102 famílias residem em Conceição, que sempre se reúnem aos domingos. “Este acontecimento importante servirá como estímulo para a continuidade desta caminhada de evangelização. É importante uma oportunidade como esta para renovar a fé em nossos corações”, afirmou professor Adriano, comentarista da missa.
“Nesses dias estou me aproximando das comunidades, sentindo o calor da fé das pessoas na Igreja de Cristo. Vamos nos fortalecer em Cristo para nos tornarmos santos em pensamento, na fé e, principalmente, em ações”, afirmou o arcebispo Dom Jacinto.
Ao final, o padre Tertuliano, da Paróquia de Amarante, o arcebispo e toda a comunidade Malhadinha participaram de um almoço servido pelos recém-crismados que residem na localidade. A celebração do crisma aconteceu na noite deste sábado, ocasião em que o município recebeu 151 novos crismados.
Edição, postagem e fotos: Denison Duarte