Para o Legislativo Municipal de Amarante, a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada nesta sexta-feira, 29, foi necessariamente a continuidade da sessão anterior, realizada há 15 dias.
Novamente o alvo da discussão foi os quase 90 dias da administração do ex-prefeito Diego Teixeira e as condições em que o município se encontra com a atual gestão de Luiz Neto.
O desportista e também responsável pelo Estádio Abimael Resende, José Silveira – o Zé do Né, além de considerar relevante o papel de Diego Teixeira na sua gestão, convidou ao Legislativo Municipal para a abertura do campeonato de futebol de Amarante, marcada para o dia 7 de setembro.
O vereador José Pereira considerou relevante o compromisso do ex-gestor Diego Teixeira em relação ao Seguro Safra, compromisso que, segundo ele não foi assumido pelo prefeito Luiz Neto. “Eu gostaria de registrar os cuidados que vossa excelência, Diego Teixeira, quando prefeito de Amarante, teve em pagar a contribuição do segundo safra, isso me orgulhou muito e me deixa envaidecido por termos tido um prefeito que pagasse antecipado o seguro. Nós tínhamos muitas preocupações em outra gestão porque não pagavam de modo algum e a gente ficava de fora do seguro.”
Dentre outras acusações, o vereador Inácio Pinto questionou acerca da cessão de máquinas para o município de Angical durante a gestão de Diego Teixeira. Ele afirmou que máquinas foram cedidas para contemplar donos de propriedades privadas. Sua afirmação foi feita a partir da Justificativa do ex-prefeito, na sessão anterior, sobre a parceria entre os municípios de Amarante e Angical.
O vereador José Pereira pediu providências ao atual gestor para que assuma o compromisso de pagar o salário dos servidores. Segundo ele, o argumento de que o recurso está bloqueado não convence. “Gestor de Amarante chega a dizer que não está pagando a sua folha porque o recurso, segundo ele, está bloqueado. A minha preocupação é que quando ele reassumiu a prefeitura recebeu R$ 1,3 milhão, e para onde foi esse dinheiro? A sociedade não pode ficar alheia, isso não pode continuar. Todos sabem que Amarante passa por uma das maiores crises! Esse cidadão foi cassado e eu digo isso com provas em documentos.”
Ele ainda convocou ao corpo de legisladores que se inicie uma investigação que desvende onde estão os recursos. “Quando eu digo a vocês que esse é o pior momento que Amarante está vivendo, ainda tem quem ache que não.”
A limpeza pública foi o foco da fala do vereador José Ribeiro. Ele diz em termos comparativos que há uma acentuada diferença entre limpeza pública durante a gestão de Diego Teixeira e a de Luiz Neto. “Vamos ver como estava e vamos ver como está!”
O presidente da Câmara, Diego Teixeira, considerou que o vereador Inácio Pinto “busca nos discursos, tentar desvirtuar os fatos para tirar o foco da sua gestão de trabalho e empenho”. “Eu procurei ao máximo atender as reivindicações da população e ouvir, pois o representante municipal tem que ouvir o que o povo está clamando.”
Edição e postagem: Denison Duarte
Captura de áudio e fotos: Leomar Duarte