Homenagem aos 50 anos de vida sacerdotal de João Alves de Moura Filho

Paróquia de Amarante

Padre JOÃO ALVES DE MOURA FILHO, um projeto de Deus iniciado na cidade de Palmeirais (PI) a 1º de dezembro de 1935, concebido com a benção de Deus no ventre de Teresa Alves de Lima com a participação de João Alves de Moura. Adentrou a Igreja católica com seu Batismo em 05 de julho de 1936 na cidade de Palmeirais (na época pertencente a Paróquia de São Gonçalo de Amarante) e confirmou essa fé recebida em 07 de abril de 1946 na Catedral de N. S. das Dores em Teresina. Temos a grata satisfação de louvar e agradecer a Deus pelo dom de sua vida vocacional desde 1958 quando tomou a firme e convicta decisão de despojar de si mesmo para no Seminário do Sagrado coração de Jesus em Teresina começar a sua entrega total ao serviço da Igreja de Cristo.

Caríssimos, na vida há acontecimento e datas que não podemos esquecer, principalmente para um Sacerdote no que diz respeito a sua vocação. Para tanto, faz-se importante saber que em sua trajetória de fé, JOÃO MOURA passou pelo Seminário da Prainha em Fortaleza (CE) de 1963 a 1966, Seminário Regional de Recife em 1967 e 1968. Em 1969 e 1970 estudou e morou em Tacaimbó (PE) naquele momento pertencente à Diocese de Caruaru(PE) onde foi ordenado Diácono em 1970. E em 09 de janeiro de 1971 pela imposição das mãos de Dom Luís Marelim (1º Bispo da cidade de Caxias –MA) em uma cerimônia realizada na Igreja de N. S. de Lourdes em Teresina foi ordenado Presbítero para a Igreja de Cristo.

A ordenação Sacerdotal é um momento marcante e significativo para a Igreja, pois reafirma a aliança de Deus com a humanidade. Com ela temos a certeza de não estamos só. Cristo caminha conosco pela intercessão das mãos consagradas do Presbítero, que em cada celebração da Eucaristia coloca o nosso Deus vivo entre nós, pleno de misericórdia, perdão e amor.

Reverendíssimo Pe. JOÃO MOURA, nós amarantinos nos consideramos abençoado por Deus quando no período de 1971 a 1978 fomos merecedores dos seus serviços pastorais primeiramente como vigário cooperador (1971 -1973) e depois como pároco (1974 – 1978). O Seu trabalho, sua sabedoria pastoral e seus conselhos que tanto nos direciona para o caminho certo. A nossa cidade lhe rende graças pelos seus relevantes serviços realizados em nome de Cristo. O seu está gravado nos autos de nossa história, como também no coração de nosso povo. Quantas famílias construídas com a sua benção e isso tudo retratado pelas celebrações de batismo, eucaristia, crisma, matrimônio, etc.

Meus Senhores e minhas senhoras, Povo de Deus aqui presente, ter a oportunidade de celebrar 50 anos de ordenação sacerdotal, é vontade de muitos presbíteros, porém privilégio de poucos. Pe. JOÃO MOURA teve e tem a oportunidade de sorrir por vários motivos, de amar mais ao próximo, de fazer muitos amigos, de servir a Igreja e Cristo e proclamar a Boa Nova em muitos lugares: De 1979 a 1985 como Reitor do Seminário menor em Teresina, de 1985 a 1990 como Pároco de Agua Branca (PI), !991 em Valença (PI), 1992 a 2003 em União (PI), de 2003 a 2007 Assistente do 4º ano de Teologia, de 2007 a 2013 na Igreja de N. S. das Graças em Teresina, em 2013 administrador paroquial de Olho d’agua (PI) e Curralinhos (PI), 2014 / 2015 em Agricolândia e em 2016 em São Gonçalo do Piauí.

Portanto, podemos afirmar, que comemorar 50 anos de vida sacerdotal é, comemorar uma vida de renúncia ao mundano para uma entrega total ao projeto de salvação de Cristo Jesus. É ter o privilégio de estar em nosso meio como um homem que se fez liturgia, que se identificou com a realidade cruz, e pela sua entrega de amor a Igreja faz de sua peregrinação terrena um sacramento intenso e fecundo.

Hoje, 17 de janeiro (8 dias após a data de sua ordenação sacerdotal) é um dia festivo e abençoado para a cidade de Amarante, pois há 50 anos o senhor deu o SIM a Deus compreendemos a vocação para o sacerdócio como sendo um dom divinal, um dom para qual é preciso abrir mão de muitas coisas essenciais da vida, como: a família, o conforto, os amigos, a liberdade, um verdadeiro despojar-se de si mesmo. Para que no fim, obtenha o tudo ofertado pelas mãos do Criador. Nesta sua trajetória de serviço e doação tivemos a felicidade de ser o seu primeiro amor, ou seja, a sua primeira paróquia e por tudo isso lhe parabenizamos e pedimos as bênçãos de Deus e que a Virgem Santíssima o cubra e proteja com Seu Manto Celestial, estando à frente de todas as dificuldades e obstáculos que se puserem em seu caminho. Que São Gonçalo de Amarante nosso e seu padroeiro interceda junto a Deus e glorifique cada vez mais o seu sacerdócio.

Parabéns, Parabéns, Parabéns!
Louvado seja nosso bom Senhor Jesus Cristo!

Amarante (PI), 17 de janeiro de 2021

Texto e fotos: Professor João Filho

50 anos de vida sacerdotal de João Alves de Moura Filho
50 anos de vida sacerdotal de João Alves de Moura Filho
Compartilhe este post
Casa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário