11:06 pm - sábado novembro 18, 2017

Espaço Cultural Esperança Garcia vai homenagear o amarantino Valdemar Santos, em Teresina

Edição e postagem: Denison Duarte, em 22-07-2017 12:28 | Última modificação: 23-07-2017 13:57
Espaço Cultural Esperança Garcia vai homenagear o amarantino Valdemar Santos, em Teresina

À esquerda, Valdemar Santos; à direita, o secretário de Cultura, Ronaldo Brandão

Hospital de Olhos

O amarantino Valdemar Santos vai ser homenageado pelo Espaço Cultural Esperança Garcia, antigo Zumbi dos Palmares, em Teresina, na próxima terça-feira (25).

Dentre várias salas do Espaço que vão ter nomes de figuras negras do Piauí, a que será destinada a danças vai receber o seu nome “Valdemar Santos – Negro Val”.

Durante o evento, que tem início a partir das 19h, haverá a participação de representantes do movimento negro do Piauí, a exemplo do Grupo de Cultura Afro Afoxá, além da presença de autoridades da Secretaria de Estado da Cultura.

O Espaço Cultural fica localizado na Avenida Miguel Rosa, em frente à Pax União. A criação do Espaço se deu há 8 anos, quando o estabelecimento deixou de ser uma escola e passou a se tornou um lugar de valorização a manifestações culturais do Piauí.

O coreógrafo Valdemar Santos tem uma história de amor com a dança, mas, ao SOMOS NOTÍCIA, ele não deixou de enfatizar o que o teatro lhe abriu portas para o ingresso no universo artístico.

“Eu também sou do teatro, foi nele que comecei. Em Amarante, a gente criou o teatro Amarantus. Minha formação inicial foi nele, a dança veio depois”, explicou Valdemar.

Ele falou com emoção e ânimo sobre a homenagem da próxima terça-feira, lembrando que já foi contemplado com outras condecorações em nível nacional.

“Toda homenagem é muito bem-vinda. No ano passado fui homenageado na Paraíba. Lá, o prêmio tinha o meu nome. Geralmente, homenagens são póstumas, mas poder vivenciar essa homenagem é muito bom”, disse o artista.

Ele reconhece que o Piauí tem forte potencial cultural, que Teresina também tem uma cultura muito rica e que Amarante é o bêrço da cultura. Segundo ele, formam um conjunto de valores que precisam de mais “visibilidade e incentivo” em todo o Piauí.

A decisão da homenagem ao amarantino foi comemorada pela Secretaria de Cultura de Amarante. Emocionado, o secretário Ronaldo Brandão afirmou que vai estar presente na homenagem ao amarantino.

“A emoção é imensa, pois a gente vai prestigiar um artista de nível nacional. Trata-se de alguém que nasceu e teve sua adolescência entre nós. O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, estará nesse momento importante. Valdemar sempre foi um exemplo para Amarante. Esse incentivo que ele dá à nossa juventude é muito bom para o município”, disse o secretário.

A Secretaria de Cultura convida a população do município, principalmente os amarantinos residentes em Teresina, para prestigiarem a homenagem ao coreógrafo Valdemar Santos.

Valdemar Santos com o secretário de Cultura, Ronaldo Brandão

Fotos: Denison Duarte