Política
Wellington Dias anuncia saída de policiais dos órgãos públicos do Piauí
Política

Como parte das primeiras ações do governador Wellington Dias após a posse no último dia 1º está a volta às ruas de policiais que fazem a segurança em órgãos públicos no estado.
A medida é parte do pacote de cortes de despesas. O decreto que determina a volta dos policiais às atividades de policiamento ostensivo foi assinado no dia da posse. No total, cerca de 500 policiais militares terão modificadas as suas rotinas diárias de trabalho.
Dentre os vários órgãos estão a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça do Piauí. O efetivo deverá ser substituído por policiais da reserva.
O comandante-geral da Polícia Militar diz que a ideia é aumentar a segurança da população. “Os policiais da reserva serão chamados e apresentados ao Poder Judiciário, que vai arcar com a gratificação de retorno, fardamento e, se for o caso, viaturas. Nós vamos ter um bom retorno de policiais para empregar no policiamento da capital.”
A medida para os moradores ainda não reflete a segurança necessária. Segundo o líder comunitário, Artêmio Ferreira, a polícia só aparece quando há ocorrências. “Você não vê uma viatura. Quando vemos é em casos de assaltos, e quando a polícia aparece, os bandidos já têm ido embora há muito tempo.”
Ao todo são 765 PMs locados em órgãos públicos e 220 na ativa. O projeto vai permitir o retorno de 500 policiais para a atividade de patrulhamento nas ruas da capital e do interior. Segundo o comandante-geral, o governador vai encaminhar a proposta assim que a Assembleia Legislativa do Piauí voltar do recesso. Além disso, órgãos que precisam de mais policiais devem solicitar na própria mensagem.

Política
Deputado Átila Lira é agraciado com a medalha do Mérito ABMES da Educação Superior
A honraria foi entregue na realização do Seminário ABMES | O futuro da educação superior em debate: os próximos 40 anos

Para celebrar os 40 anos da fundação da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), foi realizado na manhã de 9 de agosto de 2022, seminário híbrido especial com o tema “O futuro da educação superior em debate – os próximos 40 anos”. Com a mediação de Celso Niskier, os convidados debateram sobre os desafios e as perspectivas para o setor educacional, considerando o cenário econômico e político do país. Na ocasião, o presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, José Joaquim Neto, falou sobre o futuro e as tendências da regulação do ensino superior brasileiro.
Em seguida, o Deputado Federal Átila Lira (PP) fez uma análise do cenário político brasileiro, considerando que este é um ano eleitoral e trazendo perspectivas em relação a políticas públicas para o setor.
“Nosso desafio será trabalhar a escola moderna e saber como esses jovens terão acessos a essa modernização. Nosso país é rico, porém, pobre na divisão, então, precisamos pensar como os não escolarizados irão ter acesso a tecnologia”, debate o deputado.
Por fim, Rosa Maria D’Amato De Déa, reitora da Unigran Educacional, levou a visão das instituições de educação superior para o debate, apontando os desafios e os anseios do dia a dia das IES.
A programação contou ainda com a solenidade de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior, ocasião na qual o grão-mestre da Ordem do Mérito ABMES de Educação Superior, Celso Niskier, condecorou os três palestrantes do evento: Joaquim Neto, Átila Lira e Rosa Maria D’Amato De Déa.
“Gratidão por esse reconhecimento! Trabalhar pela educação foi uma missão que assumi com muita determinação, pois acredito no seu poder transformador.”, agradeceu o deputado Átila Lira.
Estiveram presentes prestigiando o deputado seu filho Átila Filho e sua esposa Sra. Graça Melo Lira.
Fotos: Ascom




-
Amarante6 dias atrás
Fake News compartilhada em Amarante dificulta trabalho dos recenseadores do IBGE durante o Censo 2022
-
Amarante4 dias atrás
Prefeitura de Amarante e Sebrae-PI reúnem bancos e empresários para palestra sobre linhas de crédito
-
Angical do Piauí3 dias atrás
Angical do Piauí: alunos do Educandário Leal fazem passeio pedagógico ao centro histórico de Amarante
-
Amarante6 dias atrás
Prefeitura de Amarante e Sebrae-PI convidam empresários para oficina de análise DAFO nesta quarta-feira
-
Política6 dias atrás
Sílvio Mendes se reúne com jovens atendidos pelo Projeto Dona Gal, em Teresina
-
São Francisco do Maranhão6 dias atrás
Confira os jogos desse fim de semana pelo I Campeonato de Futebol Amador de São Francisco do MA
-
Economia5 dias atrás
Estudo mostra que cooperativas de crédito são soluções para municípios com baixa presença de instituições financeiras
-
Comércio6 dias atrás
Em Amarante, Dia dos Pais Paraíba tem presente pra todo tipo de paizão!