Em Amarante, familiares do músico Júlio Basílio doam violino ao Museu do Divino Espírito Santo

Em Amarante, familiares do músico Júlio Basílio doam violino ao Museu do Divino Espírito Santo

Amarante

O Museu do Divino de Amarante recebeu uma importante doação nesta segunda-feira (24): um dos violinos do mestre rabequeiro Júlio Basílio (Julinho), falecido no dia 15 de março, aos 91 anos. A entrega foi feita pela Sra. Marilene Basílio de Sousa, por decisão da família, e o museu se comprometeu a honrar essa confiança da melhor forma possível.

Júlio Basílio da Silva, também conhecido como Julinho, era músico com forte atuação, anualmente, nas festividades do Divino Espírito Santo. Ele também era membro da Academia de Letras, Artes e Cultura de Amarante (Aleama). Seu talento e habilidade musical foram reconhecidos em diversas reportagens e programas de televisão em sua homenagem, como o programa Tradições dos Municípios, da TV Clube, em 2020.

O legado

O violino doado ao Museu do Divino de Amarante é uma lembrança valiosa do legado de Julinho para a música e a cultura local. A partir de agora, ele estará sob a guarda do museu, que irá compartilhar sua história com o público de visitantes de todo o Piauí e Maranhão.

“O Museu do Divino de Amarante se torna guardião de um dos violinos do mestre rabequeiro Júlio Basílio (Julinho), falecido em 15 de março de 2023, aos 91 anos. Por decisão da família, a entrega foi feita pela Sra. Marilene Basílio de Sousa. Tudo faremos para honrar essa confiança”, afirmou o professor e proprietário do museu, Marcelino Barroso.

Essa doação reforça a importância do museu na preservação da história e da cultura do município. O Museu do Divino de Amarante é um espaço dedicado à celebração da cultura popular e do patrimônio imaterial, e a doação do violino de Julinho, segundo Marcelino Barroso, “enriquecerá o acervo e ajudará a manter viva a memória desse grande músico amarantino”.

As festividades do Divino Espírito Santo 2023 estão se aproximando, iniciando com a pré-festa no dia 07 de maio. Durante a Procissão Luminosa, o rabequeiro Júlio Basílio e também o cantador José Evaristo serão homenageados.

Em Amarante, familiares do músico Júlio Basílio doam violino ao Museu do Divino Espírito Santo
Compartilhe este post
Canal da SorteMacedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa