A vacinação contra a Covid-19 começou em Amarante na manhã desta terça-feira (19). Os dois primeiros a serem vacinados foram a técnica em Enfermagem Maria Zuleide – de 69 anos, e o médico Agenor de Almeida Lira – de 79 anos.
Antes da primeira dose aplicada, o prefeito Diego Teixeira e os profissionais da Saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus, fizeram a oração universal, Pai Nosso.
O momento foi considerado importante pelos profissionais e muito esperado pelo público presente. Em entrevista ao Somos Notícia, o médico Agenor Lira falou emocionado.
“A sensação é de muita alegria e emoção, até porque sempre fui torcedor e defensor da vacina contra a covid-19. Hoje, graças a Deus estou tendo a oportunidade de ser o primeiro de Amarante a ser vacinado”, disse ele.
A técnica em Enfermagem Maria Zuleide atua na Saúde do município desde 1970. Ela falou sobre a homenagem realizada a ela pela prefeitura em razão dos serviços prestados ao município ao longo dos anos e também sobre a sua expectativa em tomar a vacina.
“Eu estou me sentindo feliz porque todos nós esperávamos por este momento da vacinação contra covid-19. Estou muito grata pelo reconhecimento e pela homenagem, pois vejo como uma forma de gratidão da gestão pelo nosso trabalho prestado.”
A enfermeira Luciana Noleto – que coordena o setor de combate à Covid-19 em Amarante – lembra com tristeza os dois momentos mais angustiantes para os profissionais de Amarante durante a pandemia. Ao mesmo tempo, ela fala da sua felicidade com o início da campanha de vacinação no município.
“Essa vacinação contra Covid-19 representa um grito de liberdade, pois temos a esperança de que tudo dê certo e que seja a salvação da população. Nós da Saúde ficamos chocados com a situação de Manaus (pela falta de oxigênio aos pacientes e transporte deles a outras cidades). Foi um dia nostálgico para todos nós. Em Amarante, o momento que nos deixou muito tristes foi quando houve um grande aumento no número de casos durante o mês de julho. Foi tudo muito chocante, mas graças a Deus a vacina chegou.”
A ex-secretária de Saúde, Antônia Carvalho, também foi vacinada. Ela pede que todos saibam aguardar o momento certo, pois cada grupo terá a sua vez de ser vacinado.
“Queremos a compreensão de todos, pois vai chegar o momento de cada grupo ser vacinado. Eu agradeço ao prefeito que não mediu esforços e que nos deu todo o apoio para que este momento acontecesse. Acreditem que a gente vai vencer. Esse passo inicial é necessário para que possamos eliminar essa doença”, pontuou ela.
A vereadora Clara Brandão esteve no lançamento da campanha. Ela considerou que o momento é especial. “Hoje é um dia de emoção e gratidão, até porque falo como vereadora e como enfermeira. A vacina trouxe a esperança de dias melhores a todos nós. Deixo o meu reconhecimento e agradecimento a todos os profissionais pelas lutas que travaram nesse belo trabalho à nossa cidade”
A diretora do Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcante, Nayra Camila, participou do lançamento da campanha.
“O nosso governador lutou bravamente para que essa vacina chegasse o mais rápido possível no Piauí. Infelizmente as doses não vieram em quantidade suficiente para vacinação dos profissionais, mas esse é um momento de gratidão a Deus por estarmos unidos levando saúde para o povo de Amarante. Vale ressaltar todo o empenho aplicado para esta conquista, como também o esforço dos profissionais do município e o olhar da gestão”, disse Nayra ao Somos Notícia.
O prefeito Diego Teixeira falou ao site sobre o momento inicial da campanha de vacinação. “Nós recebemos a vacina ontem à noite e logo nos organizamos para darmos início. São 88 doses que, inicialmente, serão aplicadas nos que estão na linha de frente no combate à pandemia, tanto na secretaria quanto no hospital. A Sesapi vai disponibilizar mais doses e, então, vamos vacinar os idosos de Amarante acima de 65 anos. Nós vamos acompanhar esse calendário de distribuição. A Secretaria de Saúde de Amarante está pronta para vacinar nossa população à medida em que a vacina for chegando.”
Além de outros profissionais da Saúde que também foram vacinados, o médico Jairo Prado recebeu a dose da vacina.
O boletim Covid-19 do município trouxe nessa segunda-feira um histórico de 770 casos da doença, 708 pacientes recuperados e 14 óbitos, além de 09 casos confirmados nas últimas 24h e 08 recuperados.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia