Unseeded Vondrousova faz história, vence Jabeur e vence Wimbledon

Unseeded Vondrousova faz história, vence Jabeur e vence Wimbledon

Internacional

Jabeur, da Tunísia, vice-campeão do torneio em 2022, apostava em se tornar o primeiro jogador árabe a conquistar um título de Grand Slam.

A tcheca Marketa Vondrousova saiu vitoriosa sobre a tunisiana Ons Jabeur por 6-4 e 6-4, tornando-se a primeira jogadora não cabeça-de-chave na era profissional a vencer o título individual feminino de Wimbledon.

O canhoto de 24 anos, que há um ano precisou de uma cirurgia no pulso, mostrou-se muito firme na final de sábado para Jabeur, que terminou como vice-campeão pelo segundo ano consecutivo.

Como a primeira mulher não cabeça-de-chave na final de Wimbledon em 60 anos, Vondrousova foi uma grande azarão contra o sexto colocado Jabeur.

Jabeur pretendia se tornar a primeira jogadora árabe a ganhar um título de Grand Slam e a primeira mulher africana a erguer um dos quatro grandes troféus. Mas ela estava bem abaixo do seu melhor.

Ons Jabeur, da Tunísia, com o troféu de vice-campeão após perder sua última partida contra Marketa Vondrousova, da República Tcheca.
Jabeur com o troféu de vice-campeão após perder a final contra Vondrousova [Dylan Martinez/Reuters]

“Vai ser um dia difícil, mas não vou desistir”, disse ela enquanto enxugava as lágrimas.

“É a perda mais dolorosa da minha carreira, mas um dia vamos conseguir, prometo que não vou desistir.”

Sob um teto fechado devido à chuva, Jabeur arrancou sangue pela primeira vez com uma pausa no segundo jogo, quando Vondrousova marcou um backhand nervoso.

Mas ela imediatamente desistiu da iniciativa quando Vondrousova quebrou no jogo seguinte.

A ansiedade de Jabeur era clara quando seu total de erros não forçados atingiu dois dígitos em outro jogo selvagem que deu a Vondrousova uma vantagem de 5 a 4 que ela aproveitou com gratidão para sacar o set.

Vondrousova fez cinco jogos consecutivos quando o forehand fraco de Jabeur deu a ela uma pausa no jogo de abertura do segundo set.

Quebrando duas vezes em três jogos, Jabeur abriu 3 a 1, apenas para vacilar novamente quando o nono intervalo da partida permitiu que Vondrousova voltasse ao set.

Foi uma oportunidade que o tcheco não iria desperdiçar, já que os erros não forçados de Jabeur chegaram a 31 no jogo final.

Em contraste com o colapso de Jabeur, Vondrousova permaneceu fria como gelo e selou seu triunfo inesperado com um voleio perfeito antes de cair no gramado em alegria.

Vondrousova junta-se a Martina Navratilova, Jana Novotna e Petra Kvitova como as únicas mulheres tchecas a vencer um título em Wimbledon.

Ela é apenas a nona campeã sem cabeça de chave em um torneio de Grand Slam.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa