Trump faz piada sobre veredito de agressão sexual e repete mentiras eleitorais

Trump faz piada sobre veredito de agressão sexual e repete mentiras eleitorais

Internacional

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, minimizou a violência de 6 de janeiro de 2021 em Washington, DC, durante uma reunião na prefeitura.

Em sua primeira reunião televisionada da eleição presidencial dos Estados Unidos de 2024, Donald Trump investigou suas mentiras sobre a manipulação da eleição presidencial de 2020, minimizou a violência em 6 de janeiro de 2021, em Washington, DC, e insultou repetidamente uma mulher em resposta à conclusão de um júri civil nesta semana de que ele era responsável por agredi-la sexualmente.

Em uma controversa transmissão de 70 minutos da CNN na quarta-feira, Trump arrancou risos de uma platéia de New Hampshire quando zombou do relato do escritor E Jean Carroll sobre ele ter abusado sexualmente dela.

Ele também repetiu falsidades sobre sua derrota nas eleições de 2020, disse que perdoaria muitos de seus apoiadores condenados por participar do ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos Estados Unidos e chamou seu moderador da CNN, Kaitlan Collins, de “pessoa desagradável”.

Durante as controversas idas e vindas na votação antecipada de New Hampshire – onde o moderador Collins às vezes lutava para verificar seus erros em tempo real – Trump continuou a insistir que a eleição presidencial de 2020 havia sido “fraude”, embora estaduais e federais funcionários eleitorais, sua própria campanha e assessores da Casa Branca, e vários tribunais rejeitaram suas alegações.

Trump também minimizou repetidamente a violência causada por uma multidão de seus apoiadores que invadiu o Capitólio em 2021. Em vez disso, ele disse que estava inclinado a perdoar “uma grande parte” dos réus de 6 de janeiro se fosse reeleito.

“Eles pensaram que a eleição foi fraudada. Eles estavam lá com amor no coração. Foi inacreditável e foi um dia lindo”, disse ele sobre o ataque de 6 de janeiro.

Ele também rejeitou uma sugestão de se desculpar com seu ex-vice-presidente, Mike Pence, que foi alvo da máfia.

“Eu não sinto que ele estava em perigo”, disse ele. Na verdade, disse Trump, Pence foi quem “fez algo errado”.

Durante todo o processo, o público de eleitores republicanos e não afiliados o aplaudiu, rindo e aplaudindo.

Trump e Collins frequentemente falavam um sobre o outro, com Collins contestando várias das falsas alegações do ex-presidente.

O público de republicanos e eleitores independentes que planejam votar nas primárias republicanas geralmente apoia muito Trump, aplaudindo-o de pé quando ele sobe ao palco.

New Hampshire é um dos primeiros estados a indicar que pode ser crítico em sua tentativa de retornar à Casa Branca.

Respondendo aos comentários de Trump na quarta-feira, o Comitê Nacional Democrata (DNC) disse que o ex-presidente “mentiu sobre a eleição de 2020” por 20 minutos e criticou sua caracterização de 6 de janeiro de 2021 como “um lindo dia”.

“Isso seria nojento se não fosse tão perigoso”, disse o porta-voz do DNC, Ammar Moussa, em um comunicado.

Na terça-feira, um júri federal concluiu que Trump abusou sexualmente de Carroll no camarim de uma loja de departamentos em Manhattan na década de 1990 e depois prejudicou sua reputação ao descrever suas alegações como “uma farsa” e “uma mentira”.

“Que tipo de mulher conhece alguém e o traz à tona e, em poucos minutos, você está brincando de trapaça em um camarim?” Trump disse, um dos muitos comentários depreciativos sobre Carroll que provocaram aplausos e risos na prefeitura.

Após o veredicto de terça-feira, Carroll emitiu um comunicado dizendo: “Hoje, o mundo finalmente conhece a verdade … Esta vitória não é apenas para mim, mas para todas as mulheres que sofreram porque não acreditaram nela.”

Trump também manteve seus comentários em uma fita do “Access Hollywood” de 2005, na qual se gabava de agarrar mulheres pelos órgãos genitais.

“E você gostaria que eu retirasse isso. Não posso retirar porque é verdade. Eu disse que é verdade há um milhão de anos, aproximadamente um milhão de anos, talvez um pouco mais do que isso”, disse Trump.

“Não estou me referindo a mim mesmo – estou falando de pessoas que são famosas, pessoas que são estrelas.”

Trump, que esteve ausente durante o julgamento de duas semanas em Nova York, foi questionado por um membro da platéia o que ele tinha a dizer aos eleitores que dizem que isso o desqualifica para ser presidente.

“Bem, não há muitos deles porque os números da minha pesquisa acabaram de sair. Eles subiram”, disse.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa