Press "Enter" to skip to content

Após paralisação de ônibus por irregularidades, Prefeitura de Picos anuncia transporte emergencial gratuito

Last updated on 8 de abril de 2025

Publicidade Geral 1

A paralisação do serviço de transporte público em Picos, no Sul do Piauí, deflagrada na última sexta-feira (4) após a apreensão de dois ônibus pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), levou o prefeito Dr. Pablo Santos (MDB) a anunciar, nesta segunda-feira (7), a disponibilização de transporte público emergencial gratuito para a população. A medida visa mitigar os impactos da suspensão, que já prejudicou mais de 800 estudantes e levou à suspensão de aulas presenciais em universidades da cidade.

O serviço de transporte público de Picos está interrompido desde a apreensão dos veículos na última quinta-feira (3). Segundo a PRF, a ação ocorreu devido às condições precárias dos ônibus, que apresentavam defeitos no sistema de iluminação, para-brisa trincado, poltronas sem cinto de segurança e pneus carecas. Além disso, a documentação dos veículos estava vencida desde 2020.

Publicidade Geral 2

A empresa responsável pelo transporte coletivo informou que o serviço permanecerá suspenso até que uma solução seja encontrada entre as administrações e as partes interessadas. A paralisação afetou principalmente os estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e de uma faculdade privada da região. A Uespi reportou que cerca de 800 alunos foram prejudicados na sexta-feira (4), e nesta segunda-feira (7), a instituição comunicou que as atividades serão realizadas temporariamente de forma assíncrona.

Diante da crise, o prefeito Dr. Pablo Santos utilizou suas redes sociais para anunciar o transporte público pra população de forma emergencial e sem cobrança de tarifa. Em vídeo, o gestor afirmou que novos veículos devem ser colocados em circulação até a quarta-feira (9) para atender à demanda.

Publicidade Geral 3

“A Prefeitura Municipal vai colocar transporte público pra população de forma emergencial até que a solução definitiva seja concretizada. E até lá, não haverá cobrança de tarifa de ônibus”, declarou o prefeito. Ele não detalhou se a prefeitura utilizará veículos próprios ou se firmará contrato emergencial com uma nova empresa.

Dr. Pablo Santos ressaltou seu compromisso em solucionar o problema rapidamente para que a população possa utilizar o sistema de ônibus do nosso município e que os alunos não sejam penalizados. A gratuidade será mantida até que uma solução definitiva para o sistema de transporte público seja implementada.

A estudante de direito Gabriela Daniel, em entrevista à TV Clube, relatou que transtornos com ônibus são comuns em Picos: “Lembro de um dia estar voltando à noite já exausta e o pneu explodiu no meio de uma estrada, que por si só já é perigosa. É rotineiro e de conhecimento público. Espero que o direito ao transporte seja garantido, é necessário para estudantes e trabalhadores”.

A Direção do Campus Professor Barros Araújo da UESPI informou que continuará monitorando a situação e espera uma resolução em breve, mantendo as aulas de forma assíncrona enquanto o transporte coletivo não for normalizado. Os setores administrativos da universidade seguem funcionando presencialmente.

A iniciativa da prefeitura busca garantir o transporte para estudantes gratuito Picos e para toda a população de forma emergencial, enquanto se busca uma solução de longo prazo para o serviço de transporte público da cidade.

Leia também:

Transporte Gratuito Picos Após Crise

Veja posicionamento completo da Uespi

A Direção do Campus Professor Barros Araújo da UESPI informa que, enquanto não houver uma solução para o transporte público, as aulas serão temporariamente realizadas de forma assíncrona. Estamos acompanhando a situação e esperamos uma resolução em breve.

Os(as) discentes que necessitarem de mais informações devem procurar as coordenações de seus respectivos cursos.

Ressaltamos que os setores administrativos continuam funcionando presencialmente.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos(as). Seguimos trabalhando para minimizar os impactos dessa situação.

Compartilhe este post
Publicidade
Comercial Sousa Neto Cetec Amarante Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante clinica e laboratorio sao goncalo Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa
Mission News Theme by Compete Themes.