Tipos de contas bancárias: entenda cada uma e como escolher

Geral

Existem variados tipos de contas bancárias e cada uma delas é para um público e uso específico. Conhecê-las é fundamental para saber qual escolher na hora de entrar em contato com seu banco e abrir uma conta em seu nome.

E se você imagina que todo o universo desses serviços financeiros está limitado à conta corrente, está muito enganado. A depender do seu estilo de vida, necessidades e obrigações, há uma conta bancária perfeita para você.

Portanto, é fundamental entender cada uma delas e suas características para não errar e acabar com uma conta que não seja adaptada para o que precisa. Veja quais são para não errar na escolha e ter os melhores serviços financeiros à sua disposição!

Entenda o que é conta bancária e como funciona

Uma conta bancária é um depósito financeiro em seu nome mantido em uma financeira, banco, fintech, financeiras digitais ou banco digital. Nesta conta, todo o valor ali depositado está em seu nome e pode ser utilizado como quiser.

Seu saldo pode ser sacado ou utilizado por meio de cartões de débito, ou pagamentos online. É comum que uma conta bancária venha com inúmeras funções financeiras.

Esses serviços são considerados parte de uma conta e também um diferencial para que financeiras e bancos conquistem cada vez mais clientes. Entre os principais serviços disponibilizados podemos citar: 

  • Cheques especiais; 
  • PIX;
  • Pagamentos automatizados; 
  • Empréstimos;
  • Cartões de crédito e débito;
  • Pagamentos de serviços digitais e serviços por assinatura. 

Esses serviços hoje pesam tanto na escolha da sua conta bancária que muitos se guiam por eles na hora de escolher seus serviços.

E, de fato, muitos tipos de contas bancárias utilizam desses recursos diferentes para se definirem e prestar um serviço personalizado para seu público. 

Quais são os tipos de contas bancárias?

Agora iremos conhecer de maneira mais apropriada quais são as contas bancárias disponibilizadas no mercado financeiro e que você pode escolher. Separamos uma seleção com 10 tipos de contas diferentes e mostraremos como cada uma se comporta para que você possa escolher com precisão qual a que melhor te atende.

Também iremos dar dicas de como aproveitar ao máximo os serviços disponibilizados por elas, como também conseguir um melhor aproveitamento dos seus serviços financeiros. Veja abaixo quais são os tipos de contas bancárias e como cada uma delas funciona, para quem se dedicam e quais os serviços oferecidos!  

Conta Corrente

Um dos tipos mais comuns de contas são as contas correntes. Elas permitem transações financeiras e serviços básicos para sua rotina, como cartão de débito, depósito e saque. Raramente ela tem limites nos serviços oferecidos, com exceção quando o usuário opta pela conta básica sem tarifas que conta com: 

  • 4 saques por mês;
  • 2 transferências por mês;
  • 2 extratos por mês;
  • 1 cartão de débito;
  • 1 talão de cheque.

Esse é o pacote que por lei todo banco deve oferecer com tarifas zero. No entanto, hoje em dia existem vários bancos que oferecem contas correntes gratuitas que não vêm com essas limitações e ainda garantem uma série de serviços para o titular. 

Conta Poupança

Embora chamada de conta poupança, esse depósito é muito mais um serviço, pois se trata de uma aplicação financeira. A poupança é uma aplicação que rende juros mensais para o seu titular, sua conta só permite depósitos e transferências. Atualmente o rendimento da poupança está em 6,7% ao ano e 0,5% ao mês. 

Conta de Pagamento

A conta de pagamentos só funciona para receber pagamentos. Como o nome já deixa claro, esta conta não oferece nada além de uma opção segura e prática para pagar suas dívidas. É uma conta de caráter muito mais voltado para o controle financeiro, e o serviço conta com recursos como leitura de boletos, PIX e transferências. 

Conta Salário

Dedicada a atender apenas os profissionais que trabalham com carteira assinada, a conta salário só recebe depósitos do empregador e tem bastante limitações.

Porém, em troca, ela não cobra nenhuma taxa do titular que também não passa por análise de crédito, afinal, a conta salário é aberta pela empresa. Entre suas diferenças se destacam: 

  • Só recebe depósitos do empregador; 
  • Não oferece serviços como cheques ou cartões de crédito;
  • Não cobra taxas; 
  • Após o vínculo empregatício ser encerrado, a conta é desativada. 

A conta salário é muito utilizada por empresas de todo o Brasil e de todos os portes para facilitar o pagamento dos seus empregados, especialmente quando estes não têm contas. É um método seguro e muito fácil que traz praticidade para a empresa e controle para o empregado. 

Conta Universitária

Para atender aqueles que cursam o ensino superior, existe a conta universitária. Entre seus principais diferenciais estão taxas mais baratas e acessíveis, isenção de análise de crédito e uma série de benefícios e descontos em teatro, cinema e afins.

No entanto, geralmente oferece cartões de crédito com limites baixos, já que não há necessidade de comprovar renda, na grande maioria das instituições financeiras. Se ficou interessado, separamos esse artigo para que você entenda tudo sobre conta universitária. Veja!

Conta Digital

É um tipo de conta oferecida por bancos digitais. No entanto, aqui é necessário ressaltar que bancos já tradicionais que sempre utilizaram e ainda fazem uso de agências físicas, como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e outros já oferecem a conta digital.

No geral, ela tem todos os benefícios das tradicionais contas correntes, com o diferencial de que sua abertura e serviços são realizados de maneira online. 

Conta Conjunta

Preferida dos casais, a conta conjunta é um serviço que pode ser de um dos dois tipos de contas bancárias: corrente ou poupança. Ela atende casais, como mencionamos, mas também serve para familiares que dividem receitas e despesas.

A conta conjunta pode ser administrada por todos em sua categoria solidária, ou por um só membro como a categoria simples. 

Conta Empresarial (Pessoa Jurídica)

A conta para pessoas jurídicas é aquela cujo foco é atender empresas e profissionais que querem separar suas contas pessoais das contas de negócio.

No geral, elas cobram taxas específicas, mas há no mercado várias contas para PJ que são gratuitas. Como diferencial, ela oferece linhas de crédito para empresas e outros serviços específicos, como cartões corporativos. 

Conta de Investimento

Investir está entre um dos assuntos mais comentados dos últimos anos. Portanto, bancos já criaram a categoria conta de investimento. Esta conta, claro, atende aqueles que querem investir. Elas oferecem opções em renda fixa e variável e seus rendimentos podem ser utilizados em transferências ou mesmo na forma de cartão de débito. 

Conta para menores de idade

Existem até mesmo tipos de contas bancárias dedicadas para adolescentes. A conta para menores de idade serve para que os adolescentes administrem suas próprias finanças. As mesadas, depósitos realizados por pais, familiares ou responsáveis são colocadas nesta conta, que oferece até serviços básicos, como cartão de débito. 

Dicas de como escolher o tipo de conta ideal?

Vimos de maneira completa todos os tipos de contas. Passamos por 10 delas e com nossa descrição de como cada uma funciona você já pode ter uma boa base de qual escolher. No entanto, aqui vamos além e daremos algumas dicas de como escolher a perfeita para sua situação. Veja:

1. Defina o que você precisa

Para escolher a conta ideal sem medo de errar, é fundamental conhecer quais são as suas reais necessidades, o que você precisa, quais serviços irão fazer diferença para seu dia a dia, e quais aqueles que já são desnecessários e descartáveis. Esses fatores são importantes para uma escolha bem embasada. 

2. Confira as e custos

Outro ponto importante é observar quais os custos e taxas de cada conta. Muitas vezes a conta que você acha ideal tem tarifas altíssimas de manutenção. Por isso, é fundamental estudar o mercado, quais as opções e os serviços que cada uma dessas contas oferece, e quais seus valores e custos em relação a outras contas. 

3. Pesquise sobre as instituições financeiras

Também é necessário estudar quais as principais instituições financeiras e o que cada uma oferece. Neste ponto é necessário sair da mesmice. Não estude apenas as opções já consolidadas no mercado, lembre-se que há uma série de fintechs e bancos digitais com serviços interessantes e bastante confiáveis. 

4. Identifique as vantagens

E por fim, pondere quais as vantagens que cada um desses tipos de contas bancárias oferece para você, além dos serviços básicos que você necessita, quais os benefícios extras que a conta garante. Essa é uma reflexão que irá te levar para mais perto da escolha perfeita pela conta que te atenda ao máximo. 

Com esse catálogo dos principais tipos de contas bancárias disponíveis no Brasil, e também dicas incríveis para escolher a sua, você pode aderir a uma conta sem medo. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa