ATUALIZADA ÀS 09h33 DE 25 DE AGOSTO – O número de mortos no forte terremoto n Itália na madrugada desta quarta-feira(24) chegou a 247. A informação foi divulgada pela proteção civil do país.
Socorristas estão realizando as buscas de forma incessante desde o ocorrido até a manhã desta quinta-feira. Outras 350 pessoas ficaram feridas.
Os socorristas lutam para encontrar sobreviventes sob os escombros. O chefe de governo italiano, Mateo Renzi, afirma que “é possível que o número de vítimas cresça”.
ATUALIZADA ÀS 22h08 DE 24 DE AGOSTO – A região central da Itália foi abalada com um forte tremor de terra durante a madrugada desta quarta-feira (24). Pelo menos 159 pessoas morreram.
A quantidade de mortos foi informada pela Agencia de Defesa Civil na noite desta quarta.
O ministro de infraestrutura, Grazino Delrio, informou que há, no mínimo, 368 feridos nas cidades de Amatrice e Accumoli, que foram as mais atingidas pelo desastre. Elas ficam a aproximadamente 150 km de Roma.
As autoridades italianas descreveram o tremor como “severo”. Vilarejos foram afetados, vários deles tiveram parte de suas construções desmoronada. A área não é densamente povoada.
“Metade da cidade não existe mais”, disse o prefeito de Amatrice, Sérgio Pirozzi. Na cidde vivem menos de 3 mil habitantes. O acesso ao local está bloqueado por um deslizamento de terra e pela queda de uma ponte.
Um festival de gastronomia iria acontecer durante três dias. O evento é tradicional, e muitos visitantes estavam no local.
O serviço geológico dos Estados Unidos registrou o terremoto por volta das 3h30, horário local (às 22h30 em Brasília).
Especialistas do serviço geológico afirmam que o terremoto teve magnitude 6,2 a dez Km de profundidade, cujo epicentro se deu em Norcia. O terremoto foi sentido em Roma.
“Nós viemos para a praça e parecia o Inferno de Dante”, conta Agostino Severo, em uma referência à “Divina Comédia”, do escritor italiano Dante Alighieri.
Terremoto na Itália, por volta das 22h30 em Brasília
Com informações da Folha de São Paulo